Três cidades da região não têm nenhum leito de UTI nas redes pública e privada

Das 39 cidades que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, 12 não têm nenhum leito de UTI adulta, tanto na rede pública quanto no sistema privado. Três são da região de Cotia. Não possuem leitos do tipo os municípios de Biritiba-Mirim, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Pirapora do Bom Jesus, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santana de Parnaíba, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista.

Juntas, as 12 cidades somam 825 mil habitantes, segundo o IBGE, e 364 casos de coronavírus, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde. Essas cidades já tiveram 33 mortes registradas por exames laboratoriais – em duas delas, todos os casos confirmados de coronavírus são de mortes.

Dentre as cidades da Grande SP sem UTI, quatro (Biritiba-Mirim, Rio Grande da Serra, São Lourenço da Serra, Pirapora do Bom Jesus) também não têm leitos de enfermaria.

Os dados são de fevereiro de 2020 e foram extraídos do sistema oficial de informações de saúde, o DataSUS. Todas as prefeituras citadas foram procuradas pelo G1.

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde disse que já repassou mais de R$ 150 milhões para as cidades da Grande SP e que a Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross) está disponível para transferir pacientes a unidades que possua recursos não disponíveis no serviço de origem do atendimento.

Veja o posicionamento das cidades da região oeste que não têm leitos de UTI:

Embu das Artes: “Estamos nos organizando e em 10 dias teremos 5 leitos de UTI somente para atendimento à Covid-19 em um hospital já existente. A cidade não tinha leitos de UTI anteriormente porque, como todas as cidades menores, é difícil a manutenção de leitos de UTI. Isso fica a cargo da secretaria estadual [da Saúde]. Já há uma rede de atendimento estadual e usamos nossas referências estaduais para UTI.”

Jandira: “A cidade não tem leitos de UTI pois há uma pactuação interfederativa de responsabilidades compartilhadas pelo SUS e, para Jandira, os leitos UTI são de responsabilidade estadual. A cidade criou o Centro de Combate ao Coronavírus (CCC) com 10 leitos de clínica médica com respiradores para suporte a vida até a transferência do paciente para o hospital de referência.”

Vargem Grande Paulista: “Vargem Grande Paulista não tem Hospital, apenas uma Unidade de Pronto Atendimento, com leitos de internação de baixa e média complexidade dentro desse PA. Quando o paciente precisa ser transferido o contato é feito pelo CROSS e o paciente é encaminhado ao hospital mais próximo que tiver vaga.”

Por Patrícia Figueiredo, G1 SP