Toneladas de lixo se acumulam nas ruas de Ibiúna

Desde o começo da semana passada milhares de toneladas de lixo se acumulam pelas estradas do município de Ibiúna, desde que foi dispensada a empresa que fazia a coleta e remoção do lixo para o aterro sanitário. O Facebook da Vitrine Online expõe reclamações de todos os lugares, com a postagem de fotos encaminhadas pelos munícipes que apontam os perigos para a saúde pública, com proliferação de ratos, mosquitos e outros animais transmissores de enfermidade. Depois de muito insistirmos, a prefeitura enviou uma nota manifestando sua posição sobre o assunto.

Assim como está acontecendo com o problema com o transporte público, grande é a insatisfação e até mesmo revolta da população. Nos lugares onde havia caçambas (que foram retiradas pela empresa anterior) agora há montes de lixo. No bairro da Cachoeira, onde habitualmente havia duas caçambas, a população isolou a área com fitas plásticas, a fim de evitar que o lixo continuasse sendo jogado no chão. Quem possui meio de transporte está levando o lixo para o início da estrada do mesmo nome e ali depositando na terra.

O volume está cada vez maior e se localiza cerca de 600 metros da casa do atual prefeito.

Aqueles que não podem remover o lixo doméstico estão adotando o procedimento de queimá-lo no quintal, o que deve criar outro tipo de problema pela existência de produtos como embalagens plásticas e outros resíduos que poluem o solo. “Melhor fazer isso do que sentir o mau cheiro e ver a presença de ratos, moscas e mosquitos proliferando”, disse uma moradora.

Como têm chovido bastante, todos os resíduos se espalham pela terra e córregos.

“Já que estamos diante de um problema de saúde pública, com o aumento da ameaça da dengue, porque a Vigilância Sanitária não começa a multar a prefeitura pelo fato de não vir cumprindo com sua responsabilidade?”, indagou um leitor, considerando que a lei é para ser cumprida por todos, incluindo o Poder Executivo.

NOTA DA PREFEITURA

Ontem, finalmente, depois de muita insistência, a prefeitura enviou uma nota revelando sua posição sobre a questão da coleta de lixo. Cabe aos leitores fazerem uma leitura e tirar suas próprias conclusões do que está acontecendo. A nota encaminhada pela assessoria de Imprensa do município de Ibiúna diz, na íntegra:

“Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, a nova empresa (TB Serviços, Transportes, Limpeza, Gerenciamento e Recursos Humanos) terceirizada pela Prefeitura para realizar os serviços de coleta de lixo iniciou as operações na semana passada e, no momento, passa por uma fase de reorganização para atender todos os bairros do município. São seis caminhões executando os trabalhos, que devem ser normalizados nos próximos dias. A Prefeitura está encaminhando à empresa, por meio de ofícios, as queixas dos munícipes para que os serviços sejam realizados com qualidade e o mais rápido possível.”

Do Revista Vitrine Ibiúna