Templo Zu Lai celebra o Ano Novo Chinês, o ano do porco, neste domingo

No ocidente já celebramos a entrada de 2019, mas no próximo domingo (17) é a vez da cultura chinesa comemorar a chegada do novo ano. E o Templo Zu Lai, em Cotia, é um dos responsáveis em São Paulo pela tradicional festa do Ano Novo Chinês, na qual eles resgatam suas origens enquanto povo e família, antigas tradições e simbolismo.

A partir das 10h dá início à comemoração com a Cerimônia dos Mil Budas. Após a celebração, é servido um almoço vegetariano. Durante o dia, o público encontra barracas com pratos típicos da culinária tradicional chinesa (sempre veganos-vegetarianos), workshops e oficinas culturais com práticas de caligrafia chinesa, cópia de Sutras, oficinas de artesanato, origami e miçangas, além de demonstrações de Kung Fu e Tai Chi Chuan e danças folclóricas do Dragão e do Leão. Toda a programação é gratuita.

No calendário budista, 2019 será o ano do porco. O elemento é a Terra que significa solidez, estabilidade, fertilidade e introspecção. Suas características notáveis são a receptividade e a natural tendência do cuidado e da manutenção daquilo que já está dado.

O Templo Zu Lai é o primeiro templo do Monastério Fo Guang Shan na América Latina. Com 150.000 metros quadrados, seu projeto foi inspirado no estilo arquitetônico oriental dos palácios da Dinastia Tang, integrando a um só tempo aspectos da arquitetura ocidental moderna.

O templo busca desenvolver estudos diversos que se aplicam à vida, além de “nacionalizar” os ensinamentos do Buda, respeitando os aspectos da cultura local que acolhe a sua doutrina por meio de projetos como: cursos de filosofia budista, grupos de estudo e círculos de leitura sobre o Darma e criação do “Projeto Filhos de Buda”, que trabalha na divulgação dos ensinamentos budistas em língua portuguesa.

Confira a programação completa:
10h – Cerimônia dos Mil Budas
10h – Workshops: Origami, caligrafia chinesa, entre outros
11h – Almoço vegetariano – barracas com comidas típicas
13h – Dança do Leão e do Dragão, apresentações diversas

Serviços
Ano Novo Chinês 2019
Onde: Templo Zu Lai – Estrada Fernando Nobre, 1461 (Acesso pelo km 28,5 da Raposo Tavares) – Cotia
Horário: A partir das 10h
Entrada gratuita