Talharim ao Molho de Filé Mignon e Gorgonzola

Ingredientes
400 g de macarrão de sua preferência (usei talharim, acredito que massas “compridas” ornem mais nesse prato)
500 g de filé mignon cortado em tirinhas
200 g de queijo gorgonzola
1 caixinha de creme de leite
1/2 cebola picada
1 dente de alho picadinho
2 colheres de sopa de shoyu
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

1. Primeiramente, vamos cortar a peça de filé mignon em tirinhas. Eu gosto muito desse corte pra molhos porque fica mais gostoso, acho que o molho “abraça” mais a carne. Feito isso, vamos reservar.

2. Em uma frigideira grande, vamos refogar a cebola e o alho na manteiga. Não deixei queimar! Feito isso, acrescente a carne e o shoyu. DICA: gosto de frigideira grande porque você consegue dourar a carne sem que fiquem trepadas umas nas outras e cozinhem por igual. É importante que você esteja com o fogo médio pra alto pois não queremos que forme caldo e “cozinhe”. A gente quer um filé macio.

3. Na frigideira ou panela onde você preparou a carne, acrescente o creme de leite e o gorgonzola. Em fogo baixo, pois não queremos queimá-lo. Cozinhe até encorpar.

4. Por último, acrescente a carne ao molho e experimente e finalize com sal e pimenta do reino a gosto. Lembre-se de que você já usou shoyu na carne e não queremos salgar a comida, certo? DICA: tem gente que pergunta “como sei que tá bom de sal”? É muito pessoal essa pergunta, certo? Tem gente que gosta mais/menos salgado e nem sempre conseguimos passar uma medida exata. Mas nessa receita, eu acrescentaria 1/2 colher de chá de sal extra. É o suficiente.

Rendimento: duas porções fartas – Tempo de preparo: 1 hora

Receita do Gordelicias.biz (Raquel Arellano)