Tajine de Frango com Cuscuz Marroquino

Ingredientes

1 quilo de peito de frango bem limpo, sem pele e em cubos de 2 cm
3 colheres de chá de canela em pó
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de sopa de molho de pimenta-vermelha ou a gosto
50 gramas de manteiga
1 cebola grande picadinha
2 dentes de alho picadinhos
6 pistilos de açafrão
1 litro de água
1/3 maço de salsinha, amarrado com um barbante
6 cebolas roxas grandes em fatias finas
2/3 xícaras de chá de uva passa escura
2 colheres de sopa de açúcar
3 xícaras de chá de fava fresca já debulhada ou congelada
2 xícaras de chá de cuscuz marroquino
1 xícara de chá de amêndoa em lâminas finas
2 colheres de sopa de mel
azeite de oliva espanhol o necessário
sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo
Prepare o frango. Numa panela média, misture o frango, 2 colheres de chá de canela, o cominho, metade do gengibre e o molho de pimenta e deixe repousar fora da geladeira por 1 hora.

Acrescente um fio de azeite, metade da manteiga, a cebola picadinha, o alho, 2 colheres de chá de sal, um pouco de pimenta e 2 pistilos de açafrão, tampe e leve ao fogo baixo por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando, até soltar um caldinho.

Adicione então a água e o amarrado de salsinha, tampe parcialmente a panela e cozinhe por aproximadamente meia hora, até que o frango esteja bem macio.

Com uma escumadeira, retire e reserve os pedaços do frango, separe 2 xícaras do caldo para regar o cuscuz e guarde o restante para as cebolas.

Faça o Cuscuz
Numa frigideira grande, aqueça mais um fio de azeite e a manteiga restante e doure bem as cebolas fatiadas com uma pitada de sal.

Acrescente o restante do gengibre e da canela, 2 pistilos de açafrão, a uva passa, as favas, o açúcar e o caldo reservado para as cebolas. Deixe em fogo alto até conseguir um molhinho encorpado, que cubra o dorso de uma colher. Retire do fogo e reserve.
Vinte minutos antes de servir, coloque o cuscuz numa tigela grande. Aqueça o caldo reservado com o restante do açafrão e um pouquinho de sal, retire do fogo quando ferver e despeje sobre o cuscuz.

Deixe descansar por 10 minutos, mexendo de vez em quando para soltar os grumos e, ao final do tempo, regue com um fio de azeite e misture.

Doure ligeiramente as amêndoas numa frigideira grande e seca e reserve em outro recipiente. Na mesma frigideira, aqueça mais um fio de azeite, junte os pedaços de frango e o mel e deixe no fogo até dourar um pouco.

Sobre um prato grande e que não seja nem muito raso nem muito fundo, espalhe o cuscuz formando um “vulcão”. No centro, coloque primeiro o refogado de cebola, por cima o frango e finalize com as amêndoas.

Receita da chef Heloisa Bacellar, do restaurante Lá da venda, para Casa do Azeite Espanhol.
R. Harmonia, 161.Tel.: 3037-7702