SUS inicia vacinação de meninos de 12 e 13 anos contra o HPV

Meninos na faixa etária de 12 a 13 anos já podem ser vacinados contra o HPV pelo Sus –  Sistema Único de Saúde, nos postos de vacinação de todo o país.

O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde, que  adquiriu 6 milhões de doses para vacinação em 2017. Até o ano passado, esta imunização era feita apenas em meninas. Além  disso, a faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.

A expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids, que também passarão a receber as doses. Outra novidade é a inclusão das meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas.

A estimativa é de que 500 mil adolescentes estejam nessa situação. Até o ano passado, a faixa etária para o público feminino era de 9 a 13 anos. Desde a incorporação da vacina no calendário nacional, em 2014, já foram imunizadas 5,7 milhões de meninas com a segunda dose. O HPV pode causar, nas mulheres, câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal. Já os meninos são vacinados porque há transmissão pelas relações sexuais.

Do Webdiario