Supermercado Pedroso celebra 104 anos de história

Nesta quinta-feira (17) o mais tradicional supermercado de Cotia fez mais um aniversário, em uma longa história de amor pela cidade.

O Supermercado Pedroso completou 104 anos, com direito a bolo para os clientes e amigos em suas três lojas, na Vila Monte Serrat, Praça da Matriz e Atalaia.

A história do Pedroso se funde com a de Cotia. Nesse pouco mais de um século, a cidade se desenvolveu, a população foi crescendo e o Supermercado Pedroso acompanhou e vivenciou década por década, uma quase vila se tornando uma cidade com pouco mais de 235 mil habitantes.

Cliente Top, sucesso garantido

Em 2017 o Supermercado Pedroso lançou o Cliente Top, com ofertas exclusivas e vantagens para quem estiver cadastrado. Já são mais de 15 mil clientes que aproveitam semanalmente as ofertas TOP. Para obter essas vantagens é fácil e rápido. É só entrar no site www.supermercadopedroso.com.br se cadastrar e aproveitar os preços baixos.

Pedrosos unidos nos 104 anos: Hélio Ricardo, Daniel, Silvio Júnior, Álvaro Pedroso, Harley, Eduardo e Hélio Roberto

Supermercados Pedroso, 104 anos de tradição

A história do Supermercado Pedroso teve início oficialmente em 1914, com a abertura de um armazém de secos e molhados por Joaquim Horácio Pedroso (conhecido na cidade como Nhô Quim). Entretanto, foi apenas em 2014, que seus descendentes descobriram a real idade da empresa através de uma nota de venda (ao lado).

A primeira nota fiscal, encontrada na igreja católica Nossa Senhora do Monte Serrat, é de 1912 – quando o pequeno armazém ainda era batizado com outros nomes, como Casa São José e Empório Cotiano. “A nota fiscal ainda era selada e a razão social da igreja na época era Fábrica Matriz”, conta Silvio José, neto do fundador. Em 1914, a empresa ganha o sobrenome da família e passa a ser denominada Pedroso.

Crescendo com a cidade de Cotia

Em 1913, Cotia recebia os primeiros imigrantes japoneses que deram origem a uma evolução técnico-cultural com a construção da Praça Japonesa, um marco na cidade, e a Cooperativa Agrícola de Cotia – que a partir de 1928 se transformou em uma das mais importantes e rentáveis do país.

O Pedroso participou do crescimento da cidade, abastecendo seus novos moradores. Joaquim Horácio Pedroso ganhou um sócio no ano de 1945, seu filho Silvio Pedroso. Em 1946, a população de Cotia ganhava mais qualidade de vida com a chegada da água encanada, porém nem todas as pessoas tinham esta comodidade, de alto custo na época.

A partir da década de 70, indústrias de grande porte se instalaram ao longo da Rodovia Raposo Tavares. Desde então, Cotia teve um crescimento acima da média do Estado. Sua população, que não passava de 50 mil pessoas, superou a casa dos 110 mil habitantes. Com o desenvolvimento, várias estradas locais foram asfaltadas. Com o desmembramento de Vargem Grande Paulista (na época Raposo Tavares), a cidade tornou-se um distrito próspero, o que atraiu um grande número de migrantes de outros municípios e estados.

Em 1971, o comércio de seu Nhô Quim deixou de ser um empório e tornou-se um supermercado, oferecendo autosserviço com credibilidade e excelência.

Visão do negócio

A primeira loja era pequena e o número de clientes crescia. “Na época as pessoas chegavam a fazer filas para conseguir um carrinho e fazer suas compras”, relembra Silvio José. Desta necessidade de ampliar o atendimento surgiu a segunda filial, no bairro do Atalaia, em 1979. No local, hoje, há uma quitanda e uma farmácia.

Em 1980 houve um problema elétrico no depósito da loja central, o que gerou um incêndio de grandes proporções. A família enfrentou grandes dificuldades nesse período. Foram necessários seis meses de reforma e o supermercado ficou fechado. “Na época, a filial do Atalaia segurou financeiramente a empresa”, recorda Silvio.

Em 1997 a loja do Atalaia ganhou sede própria. O objetivo era oferecer mais tranquilidade e comodidade aos clientes. Quatro anos depois, a família de empresários fez um novo investimento e em sua maior e mais nova unidade.

Inaugurada no dia 17 de maio de 2006 a loja da Vila Monte Serrat atende as necessidades modernas das grandes redes de supermercado, a rede ganhou também uma nova identidade visual e logomarca.

Hoje o Pedroso conta com três lojas, mais de 300 funcionários e uma frota de caminhões e vans próprios. Tem entre seus principais diferenciais o atendimento personalizado, entregas em domicílio (feitas em toda a região, desde o Km 21 da Raposo Tavares até Vargem Grande Paulista ou no Km 54), uma linha completa em seu açougue, padaria e rotisserie, cujas receitas caseiras fazem muito sucesso na cidade.

O pequeno empório do seu Nhô Quim, no início do século 20, tornou-se um exemplo de sucesso na cidade e atualmente tem 104 anos de tradição. O segredo dessa longevidade, segundo Silvio José, está no respeito da empresa pelos seus clientes. Entre as maiores conquistas nesses anos estão a credibilidade e a confiança que eles depositam no Supermercado Pedroso. “A empresa tornou-se um ponto de encontro, o que mostra sua relação com os moradores da cidade”, completa.

E para os próximos 100 anos…

Nos últimos tempos, os atuais diretores da empresa Hélio Ricardo Pedroso (Comercial), Silvio José Pedroso Junior (Comercial), Hélio Roberto Pedroso (RH/Marketing), Eduardo Augusto Pedroso (TI/Financeiro), Daniel Pedroso (Financeiro) e Harley Pedroso (Administrativo), acertaram todos os processos internos do supermercado com um único objetivo: crescer. “Hoje a empresa está bem estruturada e preparada para a expansão. Os próximos passos são: achar um ponto que tenha infraestrutura para trabalhar com a produção de produtos de padaria e açougue, encontrar um espaço que permita ter um número mínimo de vagas de estacionamento e que seja dentro da região de Cotia”, diz Hélio Ricardo.

O executivo afirma que, mesmo sendo uma empresa familiar, o Supermercado Pedroso possui uma administração profissional que vai garantir a longevidade dos negócios, quiçá entre as próximas gerações.

“Só conseguiremos levar para os nossos filhos o DNA do Seu Nhô Quim, de nosso Avô e de nossos pais, por meio da educação que recebemos em casa. Nosso desejo é que a quinta, a sexta e as futuras gerações assumam os negócios, sem jamais esquecer a base do nosso relacionamento entre colaboradores e clientes”, finaliza Hélio. E este também é o desejo da família Pedroso.

Supermercado Pedroso
Loja 1: Rua Baptista Ceppelos, 25 – Centro – Fone: 2106-7800
Loja 2: Avenida Professor Joaquim Barreto, 1113 – Atalaia – Fone: 2106-7799
Loja 3: Avenida Professor Manoel José Pedroso, 340 – Vila Monte Serrat – Fone: 2106-1888