SP retoma ‘Corujão da Saúde’ voltado a diagnóstico de câncer em hospitais públicos e privados

O Governo do Estado anunciou nesta quarta-feira (29) a retomada, a partir de outubro, do programa Corujão da Saúde, que nesta fase será focado na área de oncologia para agilizar o diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer.

A medida visa atender a uma demanda reprimida de 335 mil exames, de mais de onze tipos diferentes em diversas especialidades que foram cadastrados pelos municípios na Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) até o dia 31 de agosto. Além disso, o programa também irá oferecer 19,1 mil sessões de radioterapia para o tratamento de 1 mil pacientes.

Até o início de 2020, o Hospital Regional de Cotia tinha o “Corujão” e a expectativa é de que a unidade retome os atendimentos.

Os exames incluem endoscopias, colonoscopias, retossigmoidoscopias, tomografias computadorizadas, ultrassonografias, biópsias (6,5 mil) e ressonâncias magnéticas. Por meio deles, poderão ser diagnosticados câncer do aparelho digestivo, tireoide, próstata, cérebro, pulmão e de pele.

A partir de sexta-feira (1º), 45 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e 55 hospitais estaduais ampliam seus atendimentos para somar esforços ao Corujão, ofertando mais de 76 mil procedimentos. A expansão é possível graças à queda de internações por coronavírus e ao avanço da vacinação em São Paulo.

O início na rede privada está previsto a partir do dia 11 de outubro. Até o momento, 50 hospitais de todo o estado já estão confirmados para os atendimentos. Um chamamento público complementar para contratação dos serviços está em andamento, com prazo até 1º de outubro para cadastro de serviços privados interessados em participar do programa.