SP abre concurso para 1.878 diretores de escola

 
As escolas da rede estadual de São Paulo abriram concurso para preencher 1.878 vagas para o cargo de diretor. A jornada de trabalho é de 40 horas e o salário inicial é de R$ 3.834. O edital foi divulgado nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial. 
 
A principal novidade está que, a partir deste concurso, a secretaria da Educação estabelece mudanças no período probatório dos aprovados, que tem duração de três anos. O período agora inclui curso de formação obrigatório e avaliação do desempenho. 
 
As inscrições podem ser feitas entre 3 e 17 de julho no site do Instituto Nosso Rumo (www.nossorumo.org.br).  A taxa é de R$ 82,73. Podem concorrer profissionais com tempo mínimo de oito anos no exercício do magistério e com diplomas de licenciatura plena de Pedagogia e/ou pós-graduação na área de Educação. 
 
Do total de vagas, 94 são destinadas para candidatos com deficiência. 
 
A prova será aplicada em 3 de setembro. Serão 70 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e específicos. Na segunda fase, os candidatos passarão por análise de títulos e experiência profissional. 
 
Estágio probatório 
Durante os três anos do estágio probatório, os aprovados no concurso deverão participar do Curso Específico de Formação ministrado pela Efap (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo). O programa tem carga horária de 360 horas e é voltado às habilidades de gestão. Também estão previstas avaliações anuais de desempenho. Quem tiver o rendimento considerado insatisfatório poderá perder o cargo.