Soundgarden relança caixa de raridades em vinil

O Soundgarden irá por à venda uma edição em vinil da caixa com raridades que eles lançaram no ano passado, Echo of Miles: Scattered Tracks Across the Path. A reedição chega às lojas no dia 19 de maio, com uma compilação de musicas raras de em um período de mais de 25 anos, incluindo diversas gravações inéditas.

O guitarrista Kim Thayil escolheu a dedo a lista de faixas para a coletânea. Assim com a edição em CD, a caixa com seis vinis será dividida em três categorias. Uma delas é a de canções originais, com lados B, faixas compiladas e outras raridades – como a jam de 1988 até então inédita “Twin Tower” (ouça abaixo).

A segunda categoria traz 17 covers, gravadas em estúdio, no palco ou no Peel Sessions, especialmente feitas para o programa de rádio da BBC comandado por John Peel.

As versões vão desde clássicos do rock, como “Everybody Got Something to Hide Except for Me and Monkey” (Beatles) e “Waiting for the Sun” (The Doors), passando por hinos do grunge, “Swallow My Pride” (Green River), até escolhas fora do comum como “Big Bottom” (Spinal Tap).

A terceira e última categoria, chamada “Oddities”, é onde o Soundgarden decidiu separar os remixes, faixas inacabadas e instrumentais como “Jerry Garcia’s Finger” e “Night Surf”, uma música instrumental executada pelo baixista Ben Shepherd.

A edição em vinil separa cada categoria em dois LPs – um álbum duplo – que serão distribuídos em diferentes embalagens com uma única arte. A luva que cobre os discos será coberta pela arte do colaborador do Soundgarden Josh Graham.

“Foi divertido colecionar e compilar esse disco ao longo das décadas”, disse recentemente o guitarrista Kim Thayil, em um depoimento enviado à imprensa. “Eu mesmo já me referi a esse projeto um número enorme de vezes ao longo dos anos.”

Da Rolling Stone