Sesi Cotia apresenta show do Último Tipo neste sábado

No próximo sábado (3), acontece o show de divulgação do CD “O Treco da Pata Choca” do grupo Último Tipo no Sesi Cotia, às 15h, com entrada franca.

Se você é da cidade, já marque na agenda. Se não é, avise os amigos de lá. Ao final do show, os CDs estarão à venda por R$ 20,00, com direito a autógrafos. Não perca!

Quem são

Com uma trajetória bem-sucedida, o Último Tipo, criado em Goiânia há 27 anos e radicado em Campinas há 19, já soma um extenso repertório de peças que misturam música e teatro de forma inusitada e poética. O bom humor, a interatividade e a irreverência também são marcas fundamentais do grupo, que tem no seu espírito o teatro mambembe e o clown, fazendo frequentemente espetáculos de rua e apresentações itinerantes à moda dos trovadores medievais.

Déo Piti, Jara Carvalho, Lóra Brito e Velú Carvalho têm nos arranjos vocais sua base. Mas também utilizam muita percussão, que inclui instrumentos inusitados, como espátula de pedreiro, suporte de toalhas, concha de cozinha, cabaças, chocalhos de bebê, além de alguns que o próprio grupo cria, como o “Pifanite” e a “Cabaça de Touca”.

Ultimamente, vêm experimentando timbres eletrônicos em seus arranjos, conferindo sonoridades novas ao seu trabalho. Violão, teclado, pandeiro, cajon, dentre outros instrumentos, também fazem parte desta receita.

O grupo tem como referências musicais o Grupo Rumo, Arrigo Barnabé, Mutantes, Premeditando o Breque, Itamar Assumpção, Hermeto Pascoal, dentre tantos outros.

Os figurinos exóticos e os cenários são confeccionados com materiais recicláveis, como cartões telefônicos, garrafas pet, discos de vinil e tudo o que a criatividade permitir, o que se tornou uma marca do grupo em seus 27 anos de existência.

O Último Tipo já se apresentou em 10 estados, em mais de 100 cidades diferentes, em espaços como teatros municipais, centros culturais, escolas públicas, festivais, além de diversas unidades de Sesc e Sesi.

Hoje tem 10 espetáculos em seu repertório, sendo 6 infantis, 3 adultos e um de carnaval, para todas as idades. Mas, em toda a sua trajetória, já montou 25 espetáculos. Gravou dois CDs e um DVD, além de ter um CD sendo gravado atualmente.

O grupo já ganhou mais de 30 prêmios com diversos espetáculos, músicas e clipes, além de ter sido contemplado com fundos de investimento municipais e patrocínios de diversas empresas.