Sesi Cotia apresenta mostra de imagens do sertão mineiro

Mostra fotográfica revela a rotina do sertanejo mineiro sob uma perspectiva poética. A entrada é gratuita e as imagens ficarão expostas de 03/08 a 30/08 de 2015.

De 3 a 30 de agosto, o Sesi Cotia  abre a exposição Sertão Presente – norte de Minas Gerais, de Paulo Barreto Cavalcanti. A mostra, inédita ebarretom São Paulo, apresenta o norte mineiro e seus habitantes sob uma nova perspectiva.

As fotos apresentam os mistérios, dores, esperanças e impasses dessa região do cerrado, que inspirou o romance Grande Sertão: Veredas, obra-prima do escritor Guimarães Rosa publicada em 1956.

Entre 2002 e 2007, Cavalcanti fez sucessivas viagens pelo sertão mineiro com o objetivo de voltar suas lentes para uma cultura que sobrevive devido à incansável capacidade de  adaptação de seus habitantes. “Embora simples e rude, o sertanejo é um homem que respeita a natureza e vive em um tempo diverso ao das concentrações urbanas”, destaca o fotógrafo.

Sobre Paulo Barreto Cavalcanti
Paulo Barreto Cavalcanti vive no Rio de Janeiro, onde trabalha como jornalista e fotógrafo. Ao longo de sua carreira, atuou como repórter fotográfico no jornal O Globo e, atualmente, alterna colaborações para publicações do Rio de Janeiro e de São Paulo com projetos independentes de documentação fotográfica.

Determinado a identificar e criar ações que contribuam para a memória cultural do brasileiro, Cavalcanti vem realizando séries sobre festas populares, entre elas as folias, cavalhadas e congados tradicionais nos estados de Minas Gerais e Goiás.

SERVIÇO
Exposição Sertão Presente – norte de Minas Gerais
Local: Sesi Cotia – Rua Mesopotâmia, 300 – Granja Viana
Datas e horários: de 3 a 30 de agosto – de segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábados,
domingos e feriados das 10h às 17h.
Agendamentos para visitas guiadas: 4617-9248
Informações: 4617-9248/9249
Entrada gratuita