Semana do Aleitamento Materno: Sabia que Cotia tem banco de leite humano e aceita doações? Veja como

A Semana Mundial do Aleitamento Materno começou nesta quarta-feira (1º/7) em vários países. No Brasil, a campanha invadiu os noticiários e a mídia, reforçando a importância das mamães amamentarem seus filhos e também a necessidade da doação de leite para que outros bebês, em situações diversas, como quando a mãe não pode dar de mamar, precisam deste importante alimento, que é essencial para os primeiros meses de vida da criança.

Ser mãe, por si só, é um ato de doação. Uma mãe doa tempo, amor, ternura e por que não leite para outras crianças que precisam ser alimentadas. Essa atitude solidária pode ser mais simples do que se imagina. Toda mulher que amamenta seu filho exclusivamente com leite materno e, mesmo assim, tem sobra, pode ser uma doadora. Basta ser saudável e não fazer uso de qualquer tipo de medicamento.

Há muitos bancos de leite materno espalhados pelo estado de São Paulo e Cotia também tem o seu, no Hospital Regional.

O ideal é que o leite seja coletado de forma manual e armazenado em um frasco de vidro com tampa plástica. É preciso ainda se atentar às questões de higiene durante todo processo (veja aqui o passo a passo: http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=360). E em casos de congelamento, o prazo máximo é de 15 dias. No Banco de Leite, a doação passa por um processo de seleção, classificação e pasteurização para ser, posteriormente, distribuída com qualidade aos bebês internados em unidades neonatais.

Em Cotia

Quem não tem disponibilidade de ir até um Banco de Leite, pode solicitar a retirada em domicílio. O Hospital Regional de Cotia é um dos postos de coleta na região.

O Jornal Cotia Agora apurou que na cidade, de janeiro a junho de 2018, 154 mulheres fizeram a doação de leite, o que gerou 678 atendimentos individuais e 87 visitas domiciliares.

Cotia também coletou mais do que distribuiu. 351,6 litros foram coletados e 272,1 distribuídos.

Como funciona a doação

O principal critério para ser doadora de leite humano é a mãe estar amamentando, saudável, produzindo um volume excedente de leite e não utilizar nenhum medicamento que impeça a doação.

O procedimento é simples. Basta comparecer a um banco de leite e receber as orientações necessárias. As interessadas devem preencher um cadastro e apresentar exames laboratoriais de sorologia dos últimos seis meses. Normalmente os bancos de leite oferecem serviços de busca em domicílio e também costumam disponibilizar um kit (com gorro, máscara e frascos de armazenamento) para a alta qualidade do alimento doado.

Para as mulheres, a doação de leite evita empedramento das mamas e ajuda na recuperação da forma física.

Para doar em Cotia basta ir ao Hospital Regional de Cotia, na Avenida Dr. Odair Pacheco Pedroso, 171. As doações são de segunda a sexta das 8 às 11h e das 12 às 17h. Para coleta domiciliar e mais informações: 4148-9070.