Semana da Água: Cotia tem três rios em estado regular, diz SOS Mata Atlântica

Na semana em que o Brasil sedia o Fórum Mundial da Água, a Fundação SOS Mata Atlântica divulgou o estudo “Observando os Rios 2018 – O retrato da qualidade da água nas bacias da Mata Atlântica“, um panorama sobre a qualidade da água de 95 rios, córregos e lagos de São Paulo. Apenas 4% (5) dos 124 pontos de coleta possuem qualidade de água boa, enquanto 64,5% (80) estão em situação regular e 30,6% (38) ruim ou péssima.

Cotia teve três pontos avaliados no estudo, em situação regular: os rios Maicurê (que corta a Granja Viana), o Rio Cotia (avaliado na região do Km 28 da Raposo Tavares) e o Ribeirão das Lages (região de Caucaia).

rios5

Os mesmos leitos d’água também foram avaliados da mesma forma em 2017. Vale lembrar que o Rio Cotia em alguns pontos tem estado crítico, com poluição acima do permitido. Outros pontos da cidade não avaliados no estudo estão em estado totalmente péssimo, como o Ribeirão Rio das Pedras, completamente tomado pelo esgoto e lixo em toda sua extensão, dom Km 36 da Raposo Tavares até sua ligação com o Rio Cotia, na Estrada Fernando Nobre.

Sobre o Observando os Rios
O programa surgiu em 1991, com uma campanha que reuniu 1,2 milhão de assinaturas em prol da recuperação do Rio Tietê e originou o primeiro projeto de monitoramento da qualidade da água por voluntários, o “Observando o Tietê”. Para agregar outras bacias hidrográficas, a iniciativa foi ampliada e passou a se chamar “Observando os Rios”. Nessa fase, com o patrocínio da Ypê e Coca-Cola Brasil, o projeto conta com 3,5 mil voluntários que monitoram 230 rios nos 17 estados da Mata Atlântica 17 estados do bioma Mata Atlântica – Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo –, e Distrito Federal.