Sem horas extras e efetivo da GCM reduzido, Cotia fica sem a Operação Papai Noel neste ano

Nos últimos anos, nesta época de final de ano, Cotia recebe a Operação Papai Noel, que envolve a Guarda Civil e a Polícia Militar, com ações de prevenção a assaltos nas áreas comerciais do Centro, Granja Viana e Caucaia do Alto, já que o movimento de pessoas em compras de Natal aumenta consideravelmente, assim como o número de crimes.

Mas, em 2016, esta ação de segurança não acontecerá. Segundo apurou o Jornal Cotia Agora, o motivo é o não pagamento de horas extras e a falta de efetivo para este evento.

Houve reuniões entre a Secretaria de Segurança e Guarda Civil, mas a prefeitura está com redução de despesas e não paga mais horas extras aos funcionários públicos e a operação faz com que muitos guardas excedam o horário convencional. Além disso, o efetivo da GCM está reduzido e alguns guardas saíram de férias.

Mesmo assim, a ordem do comando da GCM é para que as viaturas reforcem a vigilância entre o trecho que compreende o Atalaia até o Jardim Sabiá.

Apesar disso, vale a pena sempre alertar a população para os cuidados na hora das compras:

-Evitar saques volumosos. Nunca saia anunciando que vai receber e evite sacar o dinheiro. Só saque para despesas eventuais e, se puder, efetue os pagamentos no caixa eletrônico.

-Evite conversar com pessoas estranhas ao seu convívio dentro e fora da agência bancária;

-Os empresários que precisam pagar seus funcionários devem dar preferência ao pagamento direto na conta.

-Evite retirar o cartão bancário da bolsa e/ou da carteira antes de entrar da agência bancária;

-Cuidado com a senha. Ela é intransferível e pessoal. Quando necessitar de esclarecimentos, recorra aos funcionários identificados da agência;

-Fique atento ao uso de celulares dentro dos estabelecimentos bancários. O uso do aparelho ajuda os infratores a passar informações sobre os clientes, para pessoas fora da agência;

-Na fila da agência bancária, evite que pessoas estranhas tenham conhecimento sobre as operações bancárias que você irá fazer;

-Evite contar o dinheiro sacado na presença de outros clientes, confira o seu recebimento quando estiver no caixa

-Cuidado com bolsas e mochilas. Não carregue a carteira de forma que fique visível.

-Se tiver problemas, ligue para a Guarda Civil de Cotia (153) ou PM (190).