Sem dinheiro, Cotia deixa de participar dos Jogos Abertos do Interior

Muita bagunça e desorganização marcam a pré-estreia dos 79º Jogos Abertos do Interior, que será realizado em Barretos.

Diversas cidades desistiram de participar, já que a desorganização que vem tomando esta competição tomou enorme proporção. Inicialmente, os Abertos seriam em São José dos Campos, que desistiu de receber a competição alegando falta de recursos financeiros. Ribeirão Preto se prontificou a sediar, mas foi impedida por conta de ação civil pública que proibiu a cidade de utilizar as escolas para alojar os atletas. O plano C era São Bernardo, que abriu mão alegando que não houve respaldo por parte da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude.

Na última hora surgiu Barretos como interessada e a competição, chamada de “Olimpíada Caipira” começa nesta semana, mas com a ausência de várias cidades, entre elas Cotia.

O Jornal Cotia Agora tentou falar com a Secretaria de Esportes da cidade, mas sem sucesso. Porém, atletas que conseguiram classificação para os Jogos disseram que o motivo maior da não participação é a falta de verba para mandar a delegação ao interior e, consequentemente, a desistência.

Após a disputa dos Jogos Regionais, que aconteceu em julho deste ano em São Bernardo do Campo, Cotia conseguiu classificar seis modalidades: capoeira feminino, futsal feminino, ginástica rítmica, judô, karatê e taekwondo masculino e feminino.

Nos Jogos Regionais foram 46 medalhas, sendo 17 de ouro, 15 de prata e 14 bronze.

Da região, apenas Osasco, Taboão da Serra, Carapicuíba e Embu das Artes estão confirmadas.