Sem creches suficientes, Prefeitura de Cotia vai colocar crianças em unidades particulares

Foi votado e aprovado o Projeto de Lei do Executivo que cria em Cotia o Auxílio Creche, que vai inserir crianças que não tem vagas na rede pública, em unidades particulares.

O PL enviado pelo prefeito Rogério Franco à Câmara Municipal foi colocado em votação no início do mês, mas o vereador Eduardo Nascimento pediu vistas ao projeto.

Em nova votação na sessão de terça-feira (22), foi aprovado por 11 a 1 e deve entrar em vigor após sanção do prefeito.

Entenda o Auxílio Creche

Cotia tem um saldo negativo de vagas em creches há muitos anos e, ao invés de construir novas unidades, a Prefeitura passou, na administração de Carlão Camargo, a alugar casas para abrigar crianças.
Houve casos de locais inadequados e perigosos para recebe-las, como as creches da Vila São Francisco e Granja Carolina 2, com escadarias e falta de acessibilidade.

A atual administração anunciou recentemente a construção de creches, como a do Mirizola e do Arakan, mas o número de crianças sem vagas ainda é grande e diante disso resolveu criar o auxílio creche, ou seja, vai pagar à rede privada, mensalidades para crianças que não conseguiram matrícula na rede pública.

O auxílio é destinado para crianças de 0 a 5 anos, que não estejam matriculadas na rede pública ou privada, à famílias de baixa renda e é temporário, até que a criança consiga ser inserida em unidade municipal. Cada família terá o limite de auxílio para três crianças.