Secretaria da Educação diz que falta de merenda nas escolas de Cotia será solucionada até o fim do mês

As aulas nas escolas estaduais voltaram na semana passada e, com elas, um problema que afeta unidades de Cotia e Carapicuíba: a falta de merenda aos alunos.

A situação ficou agravada devido ao vencimento dos contratos de empresas terceirizadas, que eram responsáveis pelas merendeiras. Com isso, milhares de alunos ficaram sem a merenda recomendada pelos especialistas, que é o feijão, arroz, macarrão, carne, etc.

A Secretaria da Educação afirma que nenhum aluno está sem se alimentar, mesmo que seja com um cardápio alternativo.

Algumas reclamações chegaram ao Jornal Cotia Agora, de mães de alunos, dos próprios alunos e funcionários de escolas. Uma funcionária da Escola Zacarias Antônio da Silva, na Vila São Francisco, disse que os alunos estão realmente sem comer a merenda e apenas bolachas e sucos em caixinhas estão sendo servidos. Ela conta: “É verdade, não temos merendeiras. As empresas que prestavam serviço no ano passado foram todas dispensadas. Houve a licitação esse ano e já sabemos que contrataram empresas pra atuarem nas escolas, só que até agora não mandaram os funcionários contratados. Estamos quebrando o galho aqui, servindo bolachas e bebida láctea. Os funcionários que estão servindo, eu já entrei lá pra isso também e assim vamos seguindo. Comida não falta, chegou e os armários estão cheios, mas não tem quem faça“, concluiu.

Duas mães de alunos da Escola Baptista Cepellos também conversaram com nossa reportagem. Uma delas disse que os dois filhos chegaram em casa reclamando de fome, que a merenda convencional não está sendo servida na unidade. “Meus dois filhos disseram que comeram esta semana bolacha, uma torta e suco. Eu saio para trabalhar sabendo que eles vão se alimentar na escola, mas sem a comida, é perigoso até os alunos desmaiarem de fraqueza, ninguém consegue ficar muito tempo sem comer comidas de verdade“, disse a mãe.

Outros relatos chegaram via Facebook e Whatsapp à nossa redação e entramos em contato com a Secretaria Estadual da Educação. Através de sua assessoria de imprensa, recebemos a informação via telefone e uma nota via email, que segue na íntegra:

O Secretário da Educação do Estado de São Paulo José Renato Nalini solicitou à Corregedoria Geral da Administração a abertura de uma sindicância para apurar a conduta de seis dirigentes regionais de ensino da Capital e Grande São Paulo, responsáveis pelas contratações dos serviços escolares prestados aos estudantes. A medida visa detectar eventuais falhas nos processos conduzidos pelas administrações regionais e aplicar as devidas punições, caso sejam comprovadas eventuais irregularidades. Além disso, um grupo de trabalho foi criado pelo gabinete para acompanhar e dar celeridade aos processos até o fim de fevereiro. O problema afeta menos de 5% da rede paulista.

Hoje não há nenhum estudante sem receber merenda nas escolas estaduais. O cardápio alternativo (lanches, frutas, barra de cereais, suco e achocolatado) é utilizado de maneira emergencial para suprir as necessidades dos alunos“.