Sebrae inicia programa de Inovação para pequenas empresas de Cotia e região

A novidade é que a partir de agora o programa também vai beneficiar empresas do setor de comércio, além da indústria e serviço.

A partir deste mês, o novos Agentes Locais de Inovação (ALI) entram em campo em todos os 15 municípios atendidos pelo Escritório Regional do Sebrae em Osasco – Cotia, Barueri, Carapicuíba, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

O projeto é uma iniciativa do Sebrae e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para promover a inovação nas pequenas empresas. A novidade é que a partir de agora o programa também vai beneficiar empresas do setor de comércio, além da indústria e serviço. As empresas da região poderão solicitar a visita dos agentes a partir desta segunda-feira, dia 6.

As empresas que se candidatarem para receber a visita do ALI serão acompanhadas, gratuitamente. O agente vai até a empresa e, junto ao empresário, afere o estágio de gestão e do grau de inovação do negócio. As informações coletadas pelo agente são encaminhadas aos técnicos do Sebrae e juntos definem um plano de ação para traçar as possíveis melhorias que podem ser implementadas na empresa, além de identificar no mercado instituições que detenham as soluções que a empresa tenha capacidade de implantá-las. O programa contempla a construção de até quatro planos de ação por empresa.

Segundo Diego Smorigo, gestor do ALI do Sebrae em Osasco, neste primeiro momento, será atendida a cadeia produtiva da construção civil, envolvendo, pela ordem, indústria, serviço e comércio. “Na área da indústria temos os setores de madeira, mármore, pedra, cimento, tijolos, maquinários, etc; na de serviço, manutenção de maquinas, locação de maquinas, arquitetura, paisagismo, etc; e no comercio, depósitos, lojas especializadas – acabamento ou tinta -, entre outros”, explica o gestor.

Ele acrescenta que para participar do programa, é necessário que a empresa esteja enquadrada como EPP (faturamento entre 360 mil e 3.6 milhões), fazer parte da cadeia da construção e estar alocada no território de abrangência do Escritório Regional do Sebrae em Osasco. “Também estamos programando para Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba e Cotia, locais, onde encontramos grande potencial de clientes, eventos de lançamento onde os empresários conhecerão mais a fundo o Programa ALI”, completa.

Os empresários que se enquadrarem e tiverem interesse em participar do ALI devem procurar o Escritório Regional do Sebrae em Osasco, na Rua Dona Primitiva Vianco, 640, no centro. Mais informações pelo telefone 3682-7100.