Sebrae dispõe cartilha para aumentar vendas no Dia dos Pais à empresários da região

Material concentra dicas detalhadas para ajudar empresário a prosperar na data

Para auxiliar no aumento das vendas em uma das mais importantes datas para o comércio varejista, o Sebrae tem à disposição a cartilha “Venda Melhor – Dia dos Pais” para empresários da região.

Com orientações didáticas e bastante detalhadas, a cartilha traz orientações para o empreendedor com as melhores soluções para preparar a fachada da loja, confeccionar a vitrine, compor cores, além de variados kits para cada tipo de pai, e valiosas dicas para vender mais e melhor – inclusive no ambiente virtual. “Eventos sazonais são ótimos momentos para o empreendedor divulgar seus produtos e serviços de forma mais incisiva. Assim como as outras datas, o Dia dos Pais traz desafios e oportunidades para o varejo”, afirma o superintendente do Sebrae, Bruno Caetano.

Para auxiliar o lojista a alcançar bons resultados, a cartilha concentra orientações para que o lojista tome alguns cuidados como: não estocar itens demais apenas com vistas a aproveitar descontos de fornecedores; equilibrar o estoque para não perder oportunidades de venda ou ficar com produtos encalhados, fazer um mix de produto e serviços, fazer promoções e oferecer sugestões por faixa de preços também estão entre as instruções de apoio ao comerciante.

A cartilha desenvolvida pelos especialistas do Sebrae ainda lembra da importância de se investir no aperfeiçoamento do pessoal de atendimento e prepará-los para atender diferentes públicos. Normalmente, em datas especiais, quem compra não é quem usa. Diante disso, é necessário que o vendedor tenha argumentos de vendas diferentes e saiba dar explicações detalhadas quanto à forma de uso dos produtos.

Já com relação ao ponto de venda, a cartilha orienta o empresário para checar se há necessidade de instalar mais máquinas de cartões de crédito e débito, bem como linhas telefônicas. Outra sugestão é a criação do dia da troca: trata-se de uma ótima oportunidade para vender mais e cadastrar novos clientes.

O material está disponível em http://sebr.ae/SP/vm_dpais2015 e para ter acesso ao conteúdo é preciso se cadastrar no site ou ir pessoalmente até o Escritório do Sebrae-SP em Osasco, na rua Dona Primitiva Vianco, 640, no Centro, e retirar a versão impressa. Mais informações pelo telefone 3682-7100.

Dicas importantes – Segundo Sylvio Zanelato Filho, consultor de Marketing do Sebrae-SP em Osasco, além de adotar um calendário com datas comemorativas para aumentar suas vendas, é muito importante o empresário entender que deverá fazer vendas o ano todo. Para que isto aconteça, deverá adotar a divulgação como um hábito a ser adquirido, ou seja, a divulgação ser vista como um investimento contínuo no sentido de atrair clientes e a possível conversão em vendas. “Adotar outras datas que não só as clássicas e fazer promoções constantemente, são algumas das alternativas para que isto se configure”, explica o Zanelato.

Entretanto, de acordo com o consultor, um grande desafio será anunciar sem ser invasivo. “É preciso fazer a divulgação de forma planejada, num contexto adequado para que ela soe mais como uma conveniência do que como uma invasão.  Surpreender o cliente com um produto ou serviço certo, no momento ideal, fará com que ele se sinta agradecido, ao invés de importunado, como muitas vezes se sente diante de um anúncio/oferta”, informa.