47% das pessoas que marcam consultas e exames nas UBS de Cotia não comparecem

Entre janeiro e abril deste ano, mais de 173 mil atendimentos ambulatoriais foram realizados nas 25 UBSs – Unidades Básicas de Saúde de Cotia. Em assistência farmacêutica, foram mais de 134 mil atendimentos no primeiro quadrimestre do ano no Município.

Estes e outros dados referentes ao sistema de saúde de Cotia foram apresentados na sexta-feira (24), pela Secretaria Municipal da Saúde. A equipe da pasta realizou Audiência Pública para Prestação de Contas do Fundo Municipal da Saúde, na Câmara Municipal.

Foram apresentados valores, comparativos com as previsões iniciais, número de atendimentos e outras informações do serviço municipal de saúde. Um dos problemas levantados pelo público foi o alto índice de absenteísmo (pacientes que faltam a consultas, exames e demais procedimentos agendados): na atenção especializada, o índice de pacientes ausentes em consultas chega a 47%. Segundo a Secretaria da Saúde, medidas para reduzir o índice foram adotadas, como ligar para os pacientes para confirmar seu comparecimento.