Sarampo: Cotia segue com vacina somente para bebês e atualização vacinal

Diante da repercussão dos casos de sarampo no Brasil, que já culminou com a morte de um homem de 42 anos, no Estado de São Paulo, o número de pessoas de todas as idades que buscam pela vacina nas Unidades Básicas de Saúde de Cotia cresceu vertiginosamente. No entanto, as unidades estão preparadas para vacinar todos os bebês, com idade entre seis meses e 11 meses e 29 dias, rotina e atualização vacinal, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

“Para vacinarmos todas as pessoas que procuram as UBS’s teríamos que receber um aporte maior de doses, o que não aconteceu até o momento, então, seguimos abastecendo as unidades para atender o público preconizado pelo Ministério da Saúde”, esclareceu Magno Sauter, secretário de Saúde de Cotia. Estão sendo vacinados os bebês, as vacinas de rotina, os jovens com idade entre 1 e 29 anos (atualização para que tenham duas doses válidas) e pessoas com idade entre 30 e 59 anos (uma dose válida). Para pessoas com idade acima de 60 anos a vacina não é indicada sem indicação médica.

As orientações seguidas por Cotia estão previstas no Boletim Epidemiológico Vol I nº 4 ano 2019, do Centro de Vigilância Epidemiológica Prof. Alexandre Vranjac.