São Paulo terá a inclusão do tipo sanguíneo no RG

Quem vai tirar a carteira de identidade em uma das 70 unidades do Poupatempo, agora já pode pedir a inclusão do tipo sanguíneo no documento.

No início deste mês, os postos de atendimento do Poupatempo passaram a incluir o tipo sanguíneo do indivíduo nas novas carteiras de identidade.

A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (6), pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em seu programa de rádio ‘Conversa com o governador’. Segundo ele, “além de aprimorar o sistema de identificação, a iniciativa pode salvar muitas vidas”.

Saber o tipo sanguíneo e o fator RH é muito importante para a segurança das pessoas. Quando alguém por algum motivo precisa receber sangue com urgência, a informação no RG pode facilitar o socorro.

O interessado em ter o RG com a informação sobre o seu tipo sanguíneo deverá apresentar original e cópia do laudo do laboratório com data de até dez anos, informando o tipo sanguíneo e o fator RH. Também será aceita a carteira oficial de doador de sangue.

Uma vez incluída a informação sobre o tipo sanguíneo no sistema, não será mais exigida a apresentação de outro laudo em uma futura renovação de RG, mesmo passados mais de dez anos da data de expedição do último documento.