Santa Casa de São Roque busca verbas para voltar ao atendimento normal

A direção da Santa Casa de São Roque segue as negociações com a empresa contratada que disponibiliza os médicos que atendem ao hospital para que os profissionais possam voltar ao trabalho normalmente.

Os médicos estão trabalhando em regime especial recebendo apenas pacientes em casos de urgência e emergência. A medida foi tomada devido ao atraso de salários que já chega a 14 dias.

Na manhã desta quinta-feira (29) o São Roque Notícias entrou em contato com o diretor de Saúde de São Roque, Dr. Sandro Rizzi, que afirmou que hoje haverá mais uma tentativa de conseguir os valores para pagar os médicos. Também disse que haverá outras reuniões na tentativa de resolver o problema.

Enquanto isso, no Pronto Atendimento da Santa Casa, apenas os casos de urgência e emergência, situações graves, estão sendo atendidos pelos médicos. Segundo o Dr. Sandro Rizzi, uma enfermeira atende a todas as pessoas que chegam ao local e faz uma triagem. Se o caso for grave é atendido, se não for, os pacientes são encaminhados para os postos de saúde.

Os médicos resolveram trabalhar em regime parcial na manhã de terça-feira (27), atendendo apenas urgência e emergência, por não terem recebido até o momento o pagamento do salário do mês de setembro.

A Santa Casa informou que contratou recentemente uma empresa que seleciona os médicos para trabalhar na entidade prestando serviço. A direção confirma que repassou a empresa parte da verba do contrato, restando a pagar a outra metade.

Os interventores se comprometeram a realizar esse pagamento restante, mas, houve atraso. Segundo a direção, os repasses de verba do governo para entidade diminuíram e o valor que a prefeitura envia também é pouco em relação a demanda da entidade hoje.

Ainda segundo os diretores, a entidade terá em caixa nos próximos dias uma verba que virá do governo que daria para realizar o pagamento, porém, os profissionais não aceitaram esperar mais. Desta forma, a intervenção segue tentando encontrar uma solução.

A folha salarial mensal com médicos gira em torno de 1 milhão, e hoje falta um pouco mais da metade desse valor para acertar com os profissionais.

A entidade também confirmou que o P.A. está recebendo muitos pacientes de Mairinque, Alumínio, Araçariguama e Ibiúna, e que esses municípios não repassam qualquer verba para ajudar nos casos de urgência e emergência.

A estimativa é de que os hospitais dessas cidades estejam em condições piores que o P.A. de São Roque e por isso vem ocorrendo uma sobrecarga na Santa Casa.

De acordo com Sandro Rizzi, hoje todos os postos de Saúde de São Roque estão com médicos do programa, Mais Médicos, – cada posto de saúde tem um médico do programa, portanto, as pessoas que estiverem nos bairros e que os casos não sejam urgentes, que possam ir aos postos de saúde-, disse o diretor.

Sandro Rizzi ainda disse que, além de acompanhar de perto a situação sobre os médicos na Santa Casa, está interferindo para ajudar a alcançar a verba o mais rápido possível para que os atendimentos possam voltar ao normal na entidade.

Do São Roque Notícias – Foto: JE Online