Sabia que Cotia tem banco de leite humano e aceita doações? Saiba como

Entenda os procedimentos e ajude outras crianças a crescer com saúde; em alguns casos, o leite pode ser retirado em domicílio.

Ser mãe, por si só, é um ato de doação. Uma mãe doa tempo, amor, ternura e por que não leite para outras crianças que precisam ser alimentadas. Essa atitude solidária pode ser mais simples do que se imagina. Toda mulher que amamenta seu filho exclusivamente com leite materno e, mesmo assim, tem sobra, pode ser uma doadora. Basta ser saudável e não fazer uso de qualquer tipo de medicamento.

O ideal é que o leite seja coletado de forma manual e armazenado em um frasco de vidro com tampa plástica. É preciso ainda se atentar às questões de higiene durante todo processo (veja aqui o passo a passo). E em casos de congelamento, o prazo máximo é de 15 dias. No Banco de Leite, a doação passa por um processo de seleção, classificação e pasteurização para ser, posteriormente, distribuída com qualidade aos bebês internados em unidades neonatais.

Quem não tem disponibilidade de ir até um Banco de Leite, pode solicitar a retirada em domicílio. O Hospital Regional de Cotia é um dos postos de coleta na região.

Neste ano, nos três primeiros meses, 73 mães doaram leite para o banco. Quer ajudar algum bebê e doar seu leite?

Hospital Regional de Cotia – Avenida Dr. Odair Pacheco Pedroso, 171 – Monte Santo – Telefones: 4148-9070 – [email protected]