Sabesp é autorizada a acabar com bônus e multa da água em maio

Autorização da Arsesp foi comunicada pela Sabesp. Em fevereiro, multas renderam mais à empresa que valor gasto com o bônus.

A agência que regula o setor de saneamento e de energia no estado de São Paulo, a Arsesp, autorizou a Sabesp a cancelar a concessão do bônus para quem economiza água e a aplicação da multa para os que aumentaram o consumo. A medida valerá a partir das leituras a serem realizadas em maio.

A decisão foi tomada na quarta-feira (30) e divulgada pela Sabesp na quinta-feira (31) em sua página para investidores.

O bônus e a multa foram algumas das medidas adotadas pelo governo a partir de 2014 para o combate à crise hídrica no estado. O Sistema Cantareira, responsável por abastecer 5,7 milhões de consumidores no estado, operou no volume morto por 19 meses e só saiu do “vermelho” em dezembro de 2015. No último dia 7, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que “a questão da água está resolvida no estado”.

Também em dezembro do ano passado, a Sabesp pediu à Arsesp autorização para conceder o bônus e a multa até o final de 2016 ou até que houvesse maior previsibilidade da situação hídrica. Agora, a companhia diz que “a situação hídrica atual permite uma maior previsibilidade sobre as condições dos mananciais”. O Cantareira, por exemplo, opera com 36,1% de volume útil na quinta-feira.

Do G1