Região vai celebrar a Festa de Santa Cruzinha, na Aldeia de Carapicuíba

A Festa de Santa Cruzinha da Aldeia Jesuítica de Carapicuíba acontece dias 14 e 15 de setembro.

Estamos quase nos anos 2020 do século 21. Todo o Brasil está tomado por uma cultura importada dos americanos… Todo? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis caipiras ainda resiste ao invasor.

Esta alusão à introdução dos livros de Asterix não é mera coincidência. Tal como na famosa aldeia gaulesa, em Carapicuíba uma irredutível aldeia jesuítica mantém e valoriza suas raízes e se orgulha de suas origens caipiras, enfrentando com tradição, música, cultura e arte toda sorte de lutas para honrar a história de sua formação ocorrida no início da história do Brasil, em 1580.

O que é a Festa de Santa Cruz?
No processo de catequização dos índios, os jesuítas adaptaram seus cânticos religiosos às danças e figurações dos índios estabelecidos nas 12 aldeias fundadas por Anchieta, no entorno da recém-fundada vila de São Paulo de Piratininga. Os cânticos e as violas trazidos pelos jesuítas se integram em uma dança tipicamente indígena em uma evolução que convida todos os participantes a dançarem e a cantarem juntos, num ritual que remonta séculos de tradição.

Aldeia de Carapicuíba
A Aldeia Jesuítica de Carapicuíba é a última das 12 aldeias a preservar sua estrutura com todas as casas, a capela e a cruz no pátio central. A Associação Sarabaquê, responsável pela organização anual da festa, ainda é também a organizadora do evento mensal Amigos da Viola, que reúne amantes da música de raiz no primeiro sábado de cada mês para manter acesa a relação da Aldeia com este instrumento tão representativo da Cultura Caipira Paulista. Durante muito tempo, eles ficaram neste local, mas conta a história que a Aldeia de Carapicuíba, assim como seu solo, eram muito pobres. Devido a isso, os padres resolveram que deveriam transferir esta aldeia para a aldeia de Itapecerica da Serra e destruí-la, mas os indígenas que ali residiam se negavam a abandonar a aldeia de Carapicuíba e, mesmo quando ela foi incendiada, eles retornaram e a reconstruíram, criando assim o mito da resistência e da imortalidade da aldeia.

Como surgiu a tradição da dança
Santa Helena, mãe do imperador Constantino, teria encontrado a verdadeira cruz em que Cristo foi crucificado e a apresentou aos fiéis no dia 14 de setembro de 335 DC. Muitos anos depois ela teria sido roubada durante as guerras e resgatada no ano de 630, quando o imperador Heráclito a teria levado pessoalmente até Jerusalém, onde seria devolvida ao patriarca Zacarias no dia 3 de maio daquele ano. Por este motivo, este dia no mês de maio era considerado a data dedicada a Santa Cruz. Com as mudanças realizadas pela Igreja Católica nos calendários, o dia 14 de setembro foi designado pelas autoridades religiosas como a data efetiva da exaltação da cruz. Como a Aldeia ainda e sempre resiste às imposições culturais, em maio se comemora a Festa de Santa Cruz, e em setembro a Festa de Santa Cruzinha, assim chamada porque tem apenas um dia de duração. Com mais de 300 anos de história, a Festa de Santa Cruz da Aldeia de Carapicuíba é considerada a mais antiga festa da cultura popular do Estado de São Paulo.

Programação da Festa:
Mantendo o espírito da Aldeia de integrar as atividades sagradas e profanas, tão característico da cultura caipira, este ano, vários artistas de diferentes manifestações da cultura tradicional se revezarão no palco e no pátio da Aldeia para os festejos da Santa Cruz. No último dia da festa, é celebrada a Zagaia, última dança das festividades e que ocorre na madrugada, quando é servida a tradicional gemada para os participantes, para ajudar a recuperar a energia dos festeiros. Afinal de contas, toda aldeia que resiste aos invasores precisa ter sua poção mágica.

Dia 14 de setembro
14h Dança de Santa Cruz Mirim de Embu
15h Oficina de Viola da Aldeia de Carapicuíba
15h30 Betto Ponciano
17h Os Favoritos do Catira
20h Peão Brasil e Jaguaribe
22h Dança de Santa Cruz da Aldeia de Carapicuíba
22h Início da Dança de Santa Cruz

Dia 15 de setembro
14h Santiago & Cristal
15h Congada de Nossa Senhor do Rosário e São Benedito de Carapicuíba
16h Associaçao Oca Cultural são
17h30 Grupo Sarabaquê
18h30 Inimar dos Reis
19h30 Mariano da Viola e Marcelo