Região recebe neste final de semana o 6º Festival de T-Bol – Taça Yakult

A Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol realiza no próximo fim de semana, dias 11 e 12 de dezembro, a 6ª edição do Festival Nacional de T-Bol – Taça Yakult. Meninos e meninas que praticam beisebol em clubes dos estados de São Paulo e Paraná, com idades entre 6 e 8 anos, disputarão o torneio no Centro de Treinamento/Academia de Beisebol Yakult, localizado na Rodovia Bunjiro Nakao, Km 58,5, em Ibiúna. A novidade deste ano é a equipe Vermelha do Cooper Clube, de São Paulo, formada só por meninas.

O torneio, que serve como iniciação para as crianças no esporte e visa estimular o gosto pelo beisebol nos atletas mirins, é considerado o primeiro passo para a formação de grandes jogadores de beisebol no Brasil. “O T-Bol é importante para que as crianças entendam melhor as regras e aprendam que o objetivo não é ganhar, mas jogar. Temos vários atletas brasileiros atuando no exterior que começaram jogando T-Bol e se profissionalizaram”, informa Ricardo Iguchi, responsável pelo Departamento Técnico da CBBS.

O 6º Festival Nacional de T-Bol – Taça Yakult reunirá 14 equipes e aproximadamente 300 atletas das cidades de São Paulo, Atibaia, Indaiatuba, Campinas, Marília, Bastos e Curitiba. A cerimônia de abertura será às 8h30 do sábado (11), com jogos em seguida. No domingo (12), as competições começarão às 8h30 e, no final, haverá cerimônia de encerramento com entrega de medalhas para todos os participantes.

Neste ano, as equipes inscritas são Cooper Clube Azul, Cooper Clube Branco e Cooper Clube Vermelho, da capital; Nippon Blue Jays A, Nippon Blue Jays B e Nippon Blue Jays C (Arujá); Atibaia, Indaiatuba, Tozan (Campinas); Marília A e Marília B; Bastos; Nikkei Curitiba e Pinheiros, também de Curitiba. No sábado, as 14 equipes serão distribuídas em dois grupos de quatro equipes e dois grupos de três equipes, que jogarão entre si dentro dos grupos. No domingo, serão formados novos grupos que também jogarão entre si.

O jogo

No T-Bol, em vez de o pitcher arremessar a bola, usa-se o ‘T’ que fica em cima da base. O rebatedor bate a bola que está no ‘T’ e corre para a primeira base, enquanto a defesa tenta eliminar o rebatedor. Se o rebatedor alcançar a primeira base vira corredor que, depois, tenta alcançar a segunda base, a terceira base e o home. Assim que o corredor completar uma volta faz o ponto.

A defesa tenta eliminar o corredor e, assim que conseguir três eliminações (ou se o ataque fizer 5 pontos), encerra o inning trocando ataque e defesa. O inning termina com 3 outs ou 5 pontos. Todo o lance é interrompido quando a defesa devolver a bola para o técnico. O restante é igual ao beisebol. Segundo Ricardo Iguchi, com essa atividade as crianças podem desenvolver melhor a coordenação motora e a técnica de swing (uma tentativa de arremessar e rebater corretamente). “O principal objetivo é aprender, desenvolver, se divertir e jogar com prazer”, acentua.

Tradição

A Yakult é uma tradicional apoiadora do beisebol no Japão, onde mantém um time profissional – Tokyo Yakult Swallows -, e investe neste esporte no Brasil desde 1999. “A Yakult é uma empresa voltada para a saúde das pessoas e o esporte, além de ajudar a manter a saúde, tem o poder de transformar futuros. Esperamos que o Festival T-Bol seja um estímulo para que mais crianças se interessem pelo beisebol, e torcemos para que muitos desses atletas possam construir uma carreira de sucesso a partir da experiência e do aprendizado oferecidos no nosso Centro de Treinamento”, afirma o presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto.

O CT/Academia de Beisebol Yakult possui 226 mil metros quadrados de área total e é considerado o melhor estádio de beisebol da América Latina. O espaço comporta 3 mil pessoas e possui três campos oficiais, salas de musculação, de fisioterapia e de treinamentos, piscina, quadras poliesportivas e estacionamento para mil carros. O Centro de Treinamento também é a sede da Academia MLB Brasil, em uma iniciativa conjunta da CBBS e da Major League Baseball, dos Estados Unidos.

Serviço
Centro de Treinamento/Academia de Beisebol Yakult
Local – Rodovia Bunjiro Nakao, km 58,5 – Ibiúna
Datas e horários – 11 e 12 de dezembro – a partir das 8h30
Entrada gratuita
Mais informações no site ou redes sociais da empresa: link! Facebook/yakultbrasiloficial https://www.facebook.com/YakultBrasilOficial/ e link! Instagram@yakultbrasil https://www.instagram.com/yakultbrasil/.Website: https://www.yakult.com.br/

Do Costa Norte