Região recebe neste final de semana a 10ª Taça Yakult de Beisebol

A 10ª Taça Yakult Infantil e Pré-Júnior de Beisebol abre o calendário oficial de competições da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) nos dois próximos fins de semana (24 e 25 de fevereiro / 3 e 4 de março) com o objetivo de incentivar o desenvolvimento das categorias de base do beisebol brasileiro. Os jogos serão realizados no Centro de Treinamento/Academia de Beisebol da Yakult, localizado na Rodovia Bunjiro Nakao, em Ibiúna.

As competições reunirão cerca de 400 atletas de 13 cidades do Estado de São Paulo e três cidades de Paraná. Os jogos do Infantil (11/12 anos) serão nos dias 24 e 25 de fevereiro, a partir das 8h, enquanto as equipes do Pré-Júnior (13/14 anos) se enfrentarão nos dias 3 e 4 de março, no mesmo horário. Já nesta primeira competição, todos os atletas serão observados pelo Departamento Técnico da CBBS visando às convocações para as competições internacionais, que ocorrerão a partir de julho.

A CBBS fez duas alterações importantes na categoria Infantil neste ano, seguindo os padrões internacionais: mudança na bola, que passou de borracha para couro, e diminuição de 7 para 6 innings (entrada) em cada partida. “Antes, as duas competições eram realizadas em apenas dois dias. Mas, com o aumento do número de participantes, resolvemos dividir em dois fins de semana”, afirma o responsável pelo Departamento Técnico da CBBS, Ricardo Iguchi.

O JOGO

Na categoria Infantil, 12 equipes serão divididas em quatro grupos e jogarão no sistema todos contra todos, no sábado (24). Os campeões de cada grupo farão as duas semifinais e a final no domingo (25). Na categoria Pré-júnior, as 12 equipes serão divididas em três grupos. No sábado (03), os times também se enfrentarão no sistema todos contra todos e os três campeões de cada grupo, além do melhor terceiro colocado, farão a final no domingo (04).

A ACADEMIA DA YAKULT

O Centro de Treinamento/Academia de Beisebol da Yakult possui 242 mil m2 de área total. Considerado o melhor estádio de beisebol da América Latina, comporta 3 mil pessoas e possui três campos oficiais, salas de musculação, de fisioterapia e de treinamentos, alojamento para 200 atletas, apartamentos para atletas internos e técnicos, piscina, quadras poliesportivas e estacionamento para mil carros.

Desde janeiro de 2017, o Centro de Treinamento/Academia de Beisebol da Yakult é a sede da Academia MLB Brasil, em uma iniciativa conjunta da CBBS e da Major League Baseball (MLB), principal liga profissional de beisebol dos Estados Unidos. Atualmente, 40 atletas dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul moram e treinam no Centro de Treinamento/Academia da Yakult. Destes, 10 disputam a categoria Pré-Júnior e participam da Taça Yakult.

Tradicional apoiadora de beisebol no Japão, onde mantém um time profissional – Tokyo Yakult Swallows –, a Yakult investe neste esporte no Brasil desde 1999. O objetivo da empresa – que é líder no segmento de leite fermentado no mundo – é estimular o gosto pelo beisebol em crianças e jovens brasileiros. “Nosso foco com o Centro de Treinamento é colaborar para que crianças e adolescentes descubram um talento para o beisebol e tenham uma possibilidade de futuro promissor no esporte”, afirma o presidente da Yakult do Brasil, Eishin Shimada. Neste ano, a CBBS vai realizar 33 campeonatos de beisebol nacionais e 11 internacionais, que vão das categorias de base (9-10 anos) até adulto sênior (18 anos para cima). Destes, 13 serão no CT/Academia da Yakult. Além disso, serão realizados cerca de 30 outros campeonatos, inclusive Veteranos – de 30 a 70 anos de idade.

SERVIÇO
Centro de Treinamento/Academia de Beisebol da Yakult
Local: Rodovia Bunjiro Nakao, km 58,5 – Ibiúna
Datas e horários – 24 e 25 de fevereiro – 3 e 4 de março – a partir das 8h

Do Revista News