Rede estadual: Volta às aulas é adiada para 15 de fevereiro

O ano letivo de 2016 vai começar mais tarde na rede estadual de ensino.

A Secretaria Estadual de Educação prorrogou de 1º para 15 de fevereiro a data de início de aulas. A medida é consequência da suspensão do projeto de reorganização escolar, que criaria colégios com ciclos únicos de Ensino Fundamental 1, Fundamental 2 e Médio, além de fechar unidades com baixa demanda de matrículas.

O projeto provocou protestos com ocupação de escolas que seriam fechadas ou teriam ciclos suspensos, levando às transferência dos alunos. Há duas semanas, diante de manifestações que também tomaram as ruas, o governador Geraldo Alckmin anunciou a suspensão do projeto em 2016.

De acordo com a secretaria, a mudança aconteceu “a fim de possibilitar que as mudanças necessárias para o começo das aulas possam ser efetuadas sem prejuízo aos estudantes”. Dentre elas, estão nova matrícula para os alunos das escolas que seriam impactadas pela reorganização. “Como todas as matrículas voltam ao estágio inicial, os estudantes continuarão na mesma escola, em processo que será feito automaticamente, sem a necessidade de solicitação por parte dos responsáveis”, completa a pasta, em nota.

Além disso, foi aberto novo período de transferência dos estudantes, de 5 a 11 de janeiro. Nesse prazo, os alunos que já pediram transferência para outras unidades devem refazer a solicitação. Já a consulta para saber se a transferência foi efetivada pode ser feita a partir de 22 de janeiro, no site www.educacao.sp.gov.br .

Segundo o Estado, o encerramento do ano letivo de 2015 acontece normalmente em 96% das escolas. Nos locais onde ocorreram ocupações, um calendário complementar está sendo validado junto às Diretorias de Ensino e pode ocorrer entre dezembro deste ano e janeiro de 2016.

Na região Oeste, a reorganização envolveria o fechamento de 14 escolas (9 em Barueri, 2 em Osasco e ainda 1 em Jandira,1 em Cotia e 1 em Carapicuíba) e a transferência de estudantes de outras 30, das quais 21 em Osasco, 7 em Jandira e 1 em Carapicuíba. Ainda nessa região, 9 escolas foram ocupadas, das quais três em Osasco: Heloísa Assumpção, Coronel Antônio Paiva de Sampaio e Francisca Peralta Lisboa. Essas duas últimas sofreram vandalismo durante a ocupação.

Do Webdiario