Receita vegetariana: Suflê de Espinafre com Gruyère

Ingredientes
1 maço de espinafre desfolhado
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 1/2 xícara de chá de leite
sal, pimenta e noz-moscada a gosto
3 gemas
5 claras
150 gramas de queijo gruyère ralado

Modo de preparo
Aqueça o forno a 200ºC e prepare os ramequins untando com manteiga. Reserve. Aqueça o espinafre em uma panela para que as folhas murchem. Retire a água do espinafre com a ajuda de uma peneira, apertando bem. Reserve.

Derreta a manteiga em uma panela e adicione a farinha de trigo. Cozinhe por um minuto em fogo baixo, junte o leite aos poucos, mexendo sempre com um batedor de arame para não empelotar. Tempere o molho com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Retire do fogo.

Acrescente o espinafre picado ao molho e mexa para ficar homogêneo. Junte o queijo gruyère e as gemas. Misture a base com uma espátula. Bata as claras em neve até o ponto em que não caia da tigela. se as claras ficarem muito firmes, o suflê pode ressecar.

Incorpore as claras gentilmente, dividida em três partes, sempre em movimentos circulares e de baixo para cima. Encha os ramequins até o topo e leve ao forno pré aquecido a 200ºC. Abaixe imediatamente a temperatura para 180ºC e asse por 17 a 19 minutos. Sirva imediatamente.
Receita do Cozinha Marinada dos chefs Igor Martins e Manoela Lebrón