Locro argentino

Ingredientes
300 g de toucinho fresco
300 g de carne de porco
500 g de fraldinha
3 linguiças toscana
500 g de canjica branca
300 g de feijão branco
1 kg de abóbora japonesa (kabochã)
Caldo de verdura a gosto

Condimentos
Folhas de louro, páprica, cominho

Para o molho do locro
Banha ou óleo de milho
4 talos de cebolinha
Páprica
Pimentão seco moído

Modo de preparo
Deixe de molho o milho e o feijão separados desde a noite anterior.
Corte a carne bovina, a carne suína e o toucinho em cubinhos pequenos, e as linguiças em rodelas grossas. Descasque e corte a abóbora em pedaços.
Coloque um fio de óleo de milho e o toucinho sob fogo forte. Quando começar a dourar, agregue a carne de vaca e de porco. Salgue de forma moderada e cozinhe por 10 minutos. Adicione folhas de louro, uma colher (sopa) de cominho e três de páprica.

Ferva o milho e o feijão em panelas por separado (em fogo baixo, assim as borbulhas da fervura não estouram os grãos). Reserve.

Acrescente os pedaços de abóbora e o caldo, deixe cozinhar por mais 10 minutos. Quando a abóbora e a carne estiverem no ponto, adicione o milho e o feijão cozidos.

Cozinhe o locro em fogo bem suave, cuidando para que não se queime e agregando caldo à medida que veja que está secando, por cerca de duas horas. A cada tanto, convém tirar a espuma que se forma na superfície da panela com um coador. Quando a abóbora estiver integrada ao caldo e a textura for viscosa, o locro está pronto.

O molho: Esquente a banha ou um fio generoso de óleo, refogue a cebolinha por alguns segundos e acrescente uma colherada generosa de pimentão seco moído e outra menor de cominho. Mexa com colher de pau e deixe cozinhar durante 10 minutos em fogo baixo.

Servir o locro e colocar por cima um pouco do molho antes de levar à mesa.

Receita para 12 pessoas – Cozinhe em uma panela grande de 20 litros

Do blog.winesofargentina