Croquete de costela

Ingredientes
3 quilos de costela bovina
1 quilo de acém ou peito
2 cebolas picadas
1 dente de alho picado
2 cenouras cortadas em rodelas
1 aipo picado
1 ramo de tomilho
1 ramo de alecrim
2 folhas de louro
1 pimenta dedo-de-moça (sem sementes)
100 gramas de páprica defumada
300 gramas de farinha de trigo
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite
Salsa a gosto
Sal a gosto

Finalização
500 gramas de farinha de trigo
500 gramas de farinha de rosca
5 ovos
1 litro de óleo

Modo de preparo
Tempere as carnes com pimenta-do-reino moída na hora. Aqueça uma panela de pressão com azeite e sele todos os lados da carne. Reserve. Refogue cenoura, aipo, parte do alho e cebola na mesma panela, até caramelizar. Volte com a carne para a panela. Adicione tomilho, alecrim, louro, dedo-de-moça e páprica defumada. Complete com água. Feche a panela e deixe ferver até que pegue pressão. Deixe cozinhar por 90 minutos. Retire a carne da panela, peneire e reserve o caldo. Desfie a carne. Reserve. Aqueça uma frigideira com azeite e refogue o alho e cebola restantes. Adicione o caldo da carne reservado. Acrescente a farinha, aos poucos, para engrossar. Junte a carne e misture no fogo até ficar espesso. Acerte o sal e pimenta. Finalize com salsa picada. Leve para a geladeira.

Finalização
Modele o croquete no formato que preferir. Bata os ovos em um bowl. Coloque cada farinha em um recipiente diferente. Pegue os croquetes modelados e passe na farinha de trigo. Passe, em seguida, no ovo. Finalize na farinha de rosca. Aqueça uma panela com o óleo e frite os croquetes a 180ºC.

Dicas: Se desejar congelar, faça isso antes de fritar. Porcione em quantidades pequenas, para não ter que descongelar tudo e sobrar. O ideal é colocar em local bem fechado, para que não haja contaminação e misturas de sabores. Quando for fritar, retire 1 hora antes do freezer e deixe em temperatura ambiente.

Receita da chef e consultora Malu Mello