Rancho dos Gnomos vai receber ursa que sofre com calor do Nordeste

Nas próximas semanas o Rancho dos Gnomos, em Cotia, terá mais uma moradora, desta vez uma ursa, que estava em um parque em Teresina, no Piauí.

Todo o processo burocrático que faltava para a aprovação da transferência da ursa Marsha, de 33 anos, do Zoobotânico de Teresina para o Rancho dos Gnomos foi cumprido.

A liberação demorou por uma diferença entre o sistema de registro animal utilizado pelo Ibama – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e o utilizado pelo Rancho. Com a documentação concluída, o santuário espera a expedição da guia de transporte do animal para marcar a viagem.

A preocupação com a ursa Marsha aumentou nas últimas semanas devido à chegada do mês de setembro e início do B-R-O-Bró, época em que as temperaturas sobem no Piauí. A inadaptação da ursa ao clima de Teresina foi uma das motivações para a transferência para Cotia, onde o clima é mais ameno.

A transferência da ursa Marsha deve acontecer nas próximas semanas, com apoio do Ibama, da Força Aérea Brasileira e técnicos do Rancho dos Gnomos.

O caso da ursa Marsha ficou conhecido em novembro de 2017, quando uma petição online pedia a transferência dela, alegando que a permanência do animal no Piauí seria prejudicial à saúde devido às altas temperaturas. O movimento ganhou adesão de artistas e repercussão nas redes sociais.

A Justiça permitiu a transferência, mas uma decisão seguinte suspendeu o processo até ter a certeza de que a ursa suportaria a viagem. Especialistas que analisaram as condições de Marsha sinalizaram que o deslocamento da ursa do Piauí para Cotia seria possível, e ela teria condições para suportar a viagem, que tem mais de dois mil quilômetros, entre trechos terrestres e aéreos.

Da Redação c/ TV Clube