Radares pistola vão fiscalizar motos nas marginais de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo irá intensificar a fiscalização contra as motos nas marginais Tietê e Pinheiros com a volta do radar pistola.

Serão dez radares móveis que irão flagrar motociclistas em alta velocidade a partir do dia 10 de setembro. O retorno dos radares ocorre após a implantação da velocidade máxima nas marginais no dia 20 de julho deste ano.

“Nós vamos retomar a fiscalização pelo radar pistola que fica na mão do agente de trânsito. Inclusive a recomendação que eu dei para o Tatto  [secretário de Transportes] é que ele use a Guarda Civil Metropolitana pra esse fim também para proteger a vida do motociclista, que é a segunda maior vítima do trânsito de São Paulo”, afirmou o prefeito Fernando Haddad (PT). O pedestre é a maior vítima do trânsito na capital paulista.

Os radares pistola serão utilizados em 38 pontos nas duas vias.Desde o final de agosto, agentes da GCM estão em treinamento para operar manualmente os medidores portáteis. A guarda fiscalizará os limites de velocidade de acordo um uma logística preparada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), utilizando cinco radares em cada uma das marginais.

O aditivo contratual dos radares já foi realizado e os aparelhos estão em fase de testes.
Anteriormente, os radares pistola eram usados somente para multar o motociclista que trafegava pela pista expressa da Marginal Tietê, o que é proibido. Mas no dia 10 de setembro, os radares irão fiscalizar a velocidade das motos nas pistas local, central e expressa.

Atualmente, pouco mais da metade dos radares instalado nas marginais é capaz de identificar a placa das motos, que está localizada na parte traseira do veículo.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), dos 33 pontos fiscalizados por equipamentos fixos na Marginal Tietê, apenas 16 capturam a placa traseira. Já na Marginal Pinheiros, dos 32 locais fiscalizados por radares fixos, 23 também flagram motos.

Acidentes
O número de acidentes com mortos e feridos caiu 27% após seis semanas de redução de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê. Foram 159 em 2014, contra 116 neste ano. O dado é da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e compara acidentes ocorridos no mesmo período do ano passado (20 de julho a 30 de agosto de 2015 com 21 de julho a 31 de agosto de 2014).

No dia 20 de julho, a velocidade máxima permitida caiu de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas das marginais, de 70 km/h para 60 km/h nas centrais; e de 60 km/h para 50 km/h nas pistas locais. No caso de ônibus e caminhões, a velocidade limite nas pistas expressas é de 60 km/h.

Se levarmos em conta apenas vítimas fatais, houve redução de 50%. Em 2014, seis pessoas morreram e, em 2015, três. Os acidentes sem vítimas caíram 15%, de 373 para 317.

Em relação ao trânsito, a redução da velocidade nas marginais contribuiu para diminuir a lentidão. No pico da manhã, o trânsito nas marginais caiu 8%, no pico da tarde, 22%, de um ano para outro. Em toda a cidade, também houve redução de congestionamento nestas seis semanas após os novos limites de velocidade: 11%, no pico da manhã, e 19%, no pico da tarde.

As mudanças fazem parte do Programa de Proteção à Vida, criado pela Prefeitura de São Paulo. O objetivo é regulamentar em 50 km/h o limite de velocidade em praticamente todas as avenidas importantes da cidade.

Mais alterações
Também já sofreram reduções as Avenidas Angélica e Pacaembu, Jacu-Pêssego, Aricanduva e o Minhocão. Outras 11 vias passarão a ter a nova velocidade máxima a partir de quinta-feira (20). As vias ficam na Zona Oeste, na região da Avenida Sumaré e nas proximidades da Universidade de São Paulo (USP), e na Zona Sul.

– Rua Henrique Schaumann (zona oeste)
– Avenida Paulo VI (zona oeste)
– Avenida Sumaré (zona oeste)
– Avenida Antártica (zona oeste)
– Viaduto Antártica (zona oeste)
– Avenida Afrânio Peixoto (zona oeste)
– Avenida Valdemar Ferreira (zona oeste)
– Avenida Professor Manuel Chaves (zona oeste)
– Avenida Vereador José Diniz (zona sul)
– Avenida Carlos Caldeira Filho (zona sul)
– Estrada do Campo Limpo (zona sul)

Do G1