Qual a melhor maneira de tratar o refluxo e a azia?

Cirurgião do Aparelho Digestivo conta que, em casos mais graves, retorno estomacal pode até chegar à boca e afetar a dentição

Todo mundo conhece alguém ou até mesmo sofre de algum desconforto estomacal. Devido a má alimentação ou maus hábitos, como a ingestão em excesso de bebidas alcóolicas e tabagismo, as pessoas podem sofrer de azia e refluxo – dois dos mais incômodos problemas de digestão. Mas, então, qual a melhor maneira de tratá-los?

O Dr. Fernando Bray, Cirurgião do Aparelho Digestivo do Hospital Santa Catarina (SP), comenta que, na verdade, a azia ou queimação é um sintoma do refluxo gastroesofágico (DRGE), que se caracteriza pelo retorno do conteúdo gástrico para o esôfago. “Quando sobrecarregamos o estômago de alguma forma, o esfíncter (estrutura muscular no formato de anel, de controle involuntário), que funciona como uma espécie de válvula e separa o esôfago do estômago, sofre alterações e permite o retorno indevido”, explica o médico.

Segundo o especialista, o refluxo pode até atingir a boca, proporcionando inclusive alterações dentárias. “Quando a mucosa estomacal está irritada, diversas alterações acontecem e, quando a pessoa ingere substâncias ácidas ou muito gordurosas, o retorno do conteúdo pode alcançar a boca, dentes ou até laringe e os pulmões”.

Tratando o problema

O cirurgião do aparelho digestivo indica que, se o problema está muito frequente, é fundamental marcar uma consulta médica. Dependendo da gravidade, podem ser recomendados medicamentos ou apenas uma dieta regrada, livre de frituras, bebidas fortes e alimentos condimentados. Também é importante não se deitar logo após as refeições e praticar atividade física.

Em casos mais graves, quando o paciente está com os sintomas há muito tempo ou não responde aos tratamentos comuns, o exame de laparoscopia pode ser solicitado.

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina, que completou 113 anos de fundação em 2019, prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, a qual compõe uma rede social que atua nos eixos da saúde, educação e assistência social. Congrega cerca de 13 mil colaboradores, distribuídos em diversas obras sociais e programas de apoio em sete estados brasileiros.

Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 324 leitos, sendo 85 de UTI, 16 salas de cirurgia, cinco Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar) e pronto atendimento 24 horas.