Pular o café da manhã é prejudicial à saúde

Hábito de tomar o café da manhã está relacionado à moderação da ingestão calórica diária e pode prevenir doenças

Pular o café da manhã ou substituir a refeição por alimentos pouco nutritivos e ricos em gordura, como coxinha com refrigerante, traz riscos à saúde. O alerta é do programa Meu Prato Saudável, uma parceria do InCor (Instituto do Coração) com a LatinMed Editora em Saúde.

O hábito de tomar o café da manhã está relacionado com a moderação da ingestão calórica diária, e pode prevenir doenças como diabetes e hipertensão arterial e doenças associadas ao ganho de peso.

“Ficar em jejum pode levar a uma redução na taxa do metabolismo e, com isso, dificultar a realização do trabalho e outras atividades do dia a dia, devido à baixa oferta de energia”, afirma a médica e diretora-executiva do Meu Prato Saudável, Elisabete Almeida.

A especialista diz não haver problemas sobre o consumo moderado de café puro, já que a cafeína tem efeito termogênico, principalmente se for ingerido antes do exercício físico. Também é responsável por aumentar o estado de alerta e diminuir a fadiga mental. O efeito irá ocorrer em média depois de 30 a 60 minutos após a ingestão.