Psicólogas afirmam que exercícios físicos são antídoto para ansiedade

O exercício físico regular pode reduzir em até 60% os riscos para o desenvolvimento da ansiedade, segundo o periódico Frontiers in Psychiatry, um dos maiores estudos epidemiológicos do mundo. A OMS – Organização Mundial da Saúde recomenda, por exemplo, pelo menos 150 minutos por semana de exercícios moderados para adultos saudáveis.

A pesquisa analisou dados de quase 400.000 pessoas que participaram da maior corrida de esqui cross-country do mundo, a Vasaloppet. Os pesquisadores observaram que as mulheres com melhor desempenho no esporte apresentavam quase o dobro do risco de desenvolver transtornos de ansiedade em comparação com aquelas em um nível de desempenho inferior.

“As pessoas encaram uma vida atribulada e cheia de compromissos e apreensões, que são resultantes, na maioria das vezes, da jornada de trabalho que enfrentam e do avanço da tecnologia, que faz com que elas se movimentem cada vez menos. Os exercícios físicos não só contribuem para a nossa saúde física, mas principalmente na mental”, avalia a psicóloga Thaís Alves, empresária da Core Psicologia.

Estima-se que os transtornos de ansiedade afetem aproximadamente 10% da população mundial, sendo que o Brasil considerado o país mais ansioso do mundo. E é duas vezes mais comum em mulheres do que em homens.

Exercícios para combater a ansiedade

A ansiedade é um fenômeno que ora é benéfica para as pessoas, ora é prejudicial, já que incentiva o indivíduo a entrar em ação, mas, em excesso, faz com que ele se sinta imobilizado. Quando compromete a qualidade de vida e o bem-estar, é encarada como doença.

“O problema acontece quando a ansiedade em excesso nos deixa imobilizados diante de situações comuns do cotidiano, dificultando nossa vida profissional e social. Além de perturbar a vida social da pessoa, a ansiedade também ocasiona o ganho de peso e pode estar acompanhada de doenças cardiovasculares e respiratórias, além de depressão e neuroses”, lembra a psicóloga Leidiane Martinez, sócia da Core Psicologia.

Os benefícios da atividade física regular podem ir além da sensação imediata de satisfação, a endorfina, também conhecida como hormônio da felicidade, pode promover a regeneração da rede de neurônios. Os exercícios também reduzem os níveis de estresse oxidativo, que pode ser alterado por distúrbios psicológicos.

As psicólogas recomendam os seguintes exercícios:
– Caminhar ou corrida cerca de três vezes por semana, por exemplo, já pode contribuir para lidar com a ansiedade e viver a vida com mais leveza
– Fazer um programa de treinamento com exercícios aeróbicos de intensidade moderada também é recomendado para ajudar a combater a ansiedade
– Dança
– Ioga