Psicóloga Regiane Campos: Como você cuida da sua Saúde Mental? #TODOCUIDADOCONTA!

Ano iniciando para a maioria de nós e com ele vêm muitos questionamentos.

E você: já parou para pensar nos impactos de tudo o que viveu em 2022 na sua saúde mental?

Você conhece o Janeiro Branco?

A campanha do Janeiro Branco foi criada em Uberlândia pelo psicólogo Leonardo Abrahão tem com foco a saúde mental e o combate ao adoecimento emocional e já atingiu países de pelo menos quatro continentes: América, África, Europa e Ásia. Este ano ela completa sua 8ª edição.

A humanidade precisa de fazer um pacto pela Saúde Mental

Vivemos tempos extraordinários, cheios de desafios: pandemia, isolamento social, lutos inesperados, crises econômicas/políticas/sociais, desemprego, ataques a direitos e a proliferação das fake news.

Ano passado, indivíduos e instituições sociais foram afetados por circunstâncias de um período marcado por dificuldades em relação à proteção da vida. Às antigas e mal resolvidas questões relativas à Saúde Mental, 2020 acrescentou complexas questões pertinentes às condições existenciais de todo nós.

A Saúde Mental das pessoas já sente, os danosos efeitos colaterais por causa destes velhos e dos novos problemas que o mundo enfrentou e continua a enfrentar.

E você: Como cuida da sua Saúde Mental?

Essa é uma pergunta que devemos nos fazer se quisermos levar vidas mais harmônicas. Se nos habituarmos a pensar em como podemos ser mais saudáveis logo estaremos fazendo escolhas mais condizentes com esse propósito.

Pensando em como cuidar dela assim como fortalecê-la, aos poucos vamos nos acostumando à ideia de que isso também depende dos nossos esforços em promover estilos e sentidos de vida mais naturais, em maior sintonia com os nossos próprios valores e mais respeitosos em relação às verdadeiras necessidades humanas

Pensar sobre as relações das quais você participa, as condições sociais em que vive, as circunstâncias em que se encontra, os sentidos e propósitos que norteiam sua vida, as memórias que carrega, os objetivos que persegue, os pensamentos que produz e os sentimentos que possui, tudo isso te trará respostas como:

  • Isso tem produzido alegrias ou sofrimentos em minha vida?

  • Sensação de realização ou sensação de desamparo, desespero, impotência e frustração?

  • O que posso fazer para que a Saúde Mental tenha um lugar de importância em minha vida?

  • Como posso contribuir para um mundo mais saudável?

Construção de uma cultura da Saúde Mental: Esta é a Intenção

Além do cuidado com a própria Saúde mental toda pessoa pode também, ser um agente na vida de outras pessoas.

Como isso pode ser feito? Segundo Leonardo Abrahão você, eu podemos iniciar essa conversa com as pessoas que conhecemos, assim como também podemos cobrar, das autoridades públicas, mais projetos, mais iniciativas e mais políticas em benefício de um mundo mais saudável.

Onde posso implantar esta cultura? No interior das nossas casas, nas empresas: onde há gente, há necessidade de cuidados com a Saúde Mental.

Um mundo com mais harmonia, mais paz nas relações sociais pressupõe um grande pacto universal em benefício da Saúde Mental.

Agora, por que isso se faz necessário? Porque na nossa sociedade, as pessoas e as instituições sociais não são acostumadas a refletirem sobre este assunto e esta negação produz desdobramentos muito negativos.

A ausência de uma cultura da Saúde Mental leva a muitos sofrimentos que poderiam ser prevenidos e, também, a um grande desprezo, por parte das instituições sociais e das autoridades públicas, em relação a tudo o que diz respeito ao universo da Saúde Mental.

A forma como cuidamos da nossa Saúde Mental fará a diferença

Faça parte desse pacto: avalie como você pode investir mais na sua Saúde Mental e das pessoas próximas à você.

Somando esforços individuais e coletivos em relação às necessidades dos indivíduos, a humanidade só tem a ganhar, pois estará cada vez mais saudável e em paz com os seus sentimentos, pensamentos e por consequência com os seus relacionamentos.

Vamos fazer um pacto em torno disso? Afinal quando o assunto é Saúde Mental, TODO CUIDADO CONTA.

E por fim lembre-se: QUEM CUIDA DA MENTE, CUIDA DA VIDA

* Regiane Campos – CRP 06/ 58579 – Psicóloga Clínica e Consultora Executiva escreve para o Jornal Cotia Agora. É certificada pelo Conselho Federal de Psicologia para realizar atendimentos online.

Site: http://www.harmonizegestaoemocional.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/regianecamposgestaoemocional/ 
Youtube: http://bit.ly/regianecamposgestaoemocional

Facebook: https://www.facebook.com/pg/regianecamposgestaoemocional/ 
email: [email protected]

Agradecimentos especiais a

Leonardo Abrahão – Instagram: https://www.instagram.com/leonardoabrahao.com.br