Psicóloga Regiane Campos: A ansiedade que impede de sermos produtivos e vivermos coisas novas

O medo é uma emoção que nos protege do que não está legal. Foi ele quem nos ajudou, enquanto espécie a nos mantermos vivos, mas se a quantidade for exagerada ele pode nos impedir que façamos coisas que gostaríamos como: se encontrar com alguém que temos interesse, propor mudanças no trabalho, educar nossos filhos de um jeito diferente dos nossos pais.

Como o medo age em nosso organismo

Quando sentimos medo, o nosso corpo libera substâncias químicas chamadas de hormônios como o cortisol e a adrenalina, que aumentam nosso nível de stress e nos deixam tensos, com isso começamos a ter reações físicas e nos preparamos para atacar ou fugir.

Você tem medo de que?

Nosso medo pode chegar de diferentes formas. Existem os medos Reais, Irreais e os Positivos. No 1º tipo eu sinto a emoção quando passo por uma determinada situação por isso chamamos de medo real. Um exemplo é o medo de atravessar uma avenida movimentada pois existe o risco de morte.

O medo pode vir também, em forma de fobia de algo que não oferece uma ameaça real. Sabe o medo que algumas pessoas têm de lagartixa ou barata? A pessoa até sabe que é maior que o bicho, mas não consegue controlar o que senti. Além do medo, nestas situações surge a raiva por saber que aquele animal não oferece riscos a sua vida.

O 3º tipo é o medo chamado de medo positivo, este medo tem a função de nos preparar para viver algo novo. Um exemplo é quando eu tenho uma situação difícil para tratar com uma pessoa no trabalho. Nesta situação eu posso me organizar, buscando informações e dados para utilizar durante a conversa. A estratégia de me preparar para a conversa me ajudará a atingir meu objetivo.
É aqui que entra o lado B do medo, quando ele se torna um aliado ele pode nos auxiliar a avaliar as possibilidades envolvidas em uma situação e, com isso eu podemos liberar nosso potencial criativo. Resumindo, o medo precisa ser uma ponte e não um muro para chegarmos ao nosso objetivo.

Por que Ansiedade e Medo andam juntos?

Eles andam juntos porque o nosso cérebro não tem capacidade para diferenciar se um medo é real ou irreal. Então ele fica mandando hormônios que geram sensações no corpo como dores no peito, tremores, insônia.
A ansiedade pode se apresentar em diferentes níveis. Ela pode ser leve, quando eu sinto aquele friozinho na barriga e recebo a mensagem do meu cérebro que seria legal se eu me preparasse para viver a situação.
Já quando ela atrapalha meus pensamentos e eu não consigo ter ideias ou pensar em alternativas para superar um desafio, a ansiedade atingiu um nível intenso.

O 3º nível é quando a ansiedade toma conta da gente e não conseguimos mais fazer nada do que queremos ou precisamos. Neste nível a pessoa começa a ter medo de tudo e já não consegue mais sair de casa, se relacionar com os outros e fazer até mesmo coisas simples.
É neste ponto que aparecem os transtornos de ansiedade que podem inclusive evoluir para os transtornos de pânico.

Como tratar esta dor que nos atrapalha de viver coisas novas e sermos produtivos?

Buscar ajuda é necessário quando você percebe que o medo está te impedindo de fazer suas coisas ou quando você o percebe presente em tudo o que tem vontade. Resumindo o medo fica tão intenso que começa a alterar a rotina.
São os profissionais da área da saúde quem podem auxiliar pessoas com transtornos de ansiedade: psicólogos e psiquiatras que realmente conheçam sobre este assunto e que estejam qualificados para ajudar no ajuste e manejo. Afinal ansiedade é uma força que quando aproveitada faz as pessoas produzirem.

Por fim o medo e a ansiedade podem ser parceiros sempre que encontramos formas de aproveitá-lo.

*Regiane Campos – CRP 06/ 58579 – Psicóloga Clínica e Consultora Executiva escreve para o Jornal Cotia Agora mensalmente. É certificada pelo Conselho Federal de Psicologia para realizar atendimentos online.
Telefone: 9-9003-3346  Site: http://www.harmonizegestaoemocional.com.br/  Instagram: https://www.instagram.com/regianecamposgestaoemocional/ 
Youtube: http://bit.ly/regianecamposgestaoemocional
Facebook: https://www.facebook.com/pg/regianecamposgestaoemocional/ 
email: [email protected]