Psicóloga Maristela Guadagnin: Ninguém educa só acertando!

É claro que queremos fazer sempre o melhor para os nossos filhos, mas ainda sim vamos errar. Somos humanos, não somos perfeitos. Podemos aprender a errar menos? Sim, claro! Se tomarmos consciência e buscarmos nos desenvolver.

Ao admitirmos nossos erros, buscando repará-lo, não estamos nos desvalorizando ou nos desautorizando como muitos pensam. Ao contrário, estamos ensinando aos nossos filhos que as falhas nos possibilitam aprender e a melhorar, aumentando o respeito e a confiança na relação. Aceitando nossas vulnerabilidades, damos aos nossos filhos a oportunidade de verem que não somos perfeitos, de forma que também não sintam necessidade de buscar a perfeição em si mesmo.

Quando não reconhecemos e não assumimos nossos erros, passamos uma mensagem errônea de que estamos numa relação de poder e superioridade, em que nossas necessidades são mais importantes do que as deles e que as opiniões e sentimentos deles não devem ser considerados.

Busque conexão com o seu filho e não uma relação de perfeição. Precisamos ter disposição para aprender e observar nosso filho, também precisamos ficar atentos como o nosso filho vem respondendo ao que estamos fazendo. Se algo não está funcionando da forma como gostaríamos, precisamos fazer coisas novas, caso contrário, o resultado será o mesmo. Precisamos buscar novas soluções ao invés de ficar paralisados na crítica, na culpa e na ameaça.

Não existe fórmula mágica, mas existem caminhos e possibilidades que nos permitem educar de forma mais saudável e equilibrada.

*Maristela Cristina Bedinotti Guadagnin (CRP. 06/107985) é Psicóloga e Psicopedagoga e escreve no Jornal Cotia Agora. Pós graduada em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica. Atua na área clínica desde 2012, realiza atendimentos presenciais e online, oficinas das emoções, orientação parental, palestras e workshops. É coautora dos livros “Relações: Conversando sobre a arte de relacionar-se” pela editora APMC e do livro: “Falando abertamente sobre a adolescência” pela DaPauta Editora.
Telefone: (11) 9-7082-1559 – Instagram: @psicomaristelaguadagnin