Psicóloga Maristela Guadagnin: Dificuldade x Transtorno de Aprendizagem

Em uma sala de aula, é comum encontrarmos alunos que aprendem em ritmos diferentes uns dos outros. Mas precisamos ficar atentos para descobrir se estamos lidando com uma dificuldade de aprendizagem, que pode ser passageira ou com um transtorno de aprendizagem, que traz maiores obstáculos e prejuízos à vida escolar e social.

A dificuldade de aprendizagem pode ser classificada em diferentes graus de intensidade, desde os mais leves até os mais complexos. Geralmente é uma condição passageira que pode desaparecer espontaneamente ou com monitoramento pedagógico. Diversos fatores podem causar dificuldades de aprendizagem, como questões emocionais, problemas familiares e ambiente desfavorável. Podemos dizer, que dificuldade de aprendizagem se refere a uma condição onde existe um “obstáculo” dificultando o aprendizado.

Já o transtorno de aprendizagem é uma condição neurológica (interna) que afeta a aprendizagem e o processamento de informações. Ao contrário da dificuldade de aprendizagem, o transtorno de aprendizagem é persistente. Geralmente as pessoas já nascem com transtornos de aprendizagem, mas também é possível que outras desenvolvam algum por conta de um acidente ou doença durante a infância.

Um indivíduo com um ou mais transtornos de aprendizagem terá dificuldade em aperfeiçoar habilidades acadêmicas básicas, como leitura, escrita e operações matemáticas. Além disso, a capacidade de concentração, também tende a ser prejudicada. E, vale explicar que todos os sinais costumam se manifestar logo nos primeiros anos escolares.

As crianças com transtornos de aprendizagem podem se sentir frustradas por não conseguirem dominar um assunto, apesar de se esforçarem. Com o diagnóstico precoce e acompanhamento adequado, essas crianças melhoram a autoestima e podem ter um melhor aproveitamento e qualidade de vida.

*Maristela Cristina Bedinotti Guadagnin (CRP. 06/107985) é Psicóloga e Psicopedagoga e escreve no Jornal Cotia Agora. Pós graduada em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica. Atua na área clínica desde 2012, realiza atendimentos presenciais e online, oficinas das emoções, orientação parental, palestras e workshops. É coautora dos livros “Relações: Conversando sobre a arte de relacionar-se” pela editora APMC e do livro: “Falando abertamente sobre a adolescência” pela DaPauta Editora.
Telefone: (11) 9-7082-1559 – Instagram: @psicomaristelaguadagnin