Psicóloga Maristela Guadagnin: Como lidar com a ansiedade das crianças

Se engana quem pensa que a ansiedade é problema de adulto. A ansiedade é um dos problemas de saúde mental mais comum na infância. Cerca de 10% da população infanto-juvenil sofre de algum quadro de ansiedade, em maior ou menor grau.

Vale destacar que a ansiedade é uma reação totalmente normal do nosso corpo frente a situações desafiantes ou perigosas. Por exemplo, é comum as crianças ficarem ansiosas com a chegada de um irmãozinho ou no primeiro dia de aula. O problema é quando a ansiedade se torna frequente, excessiva e fora de controle, isto é, quando passa a afetar o dia a dia dos pequenos.

Entre os principais sintomas e sinais de alerta podem estar: Irritabilidade e/ou agressividade excessiva, alterações nos hábitos de sono, preocupação constante, impaciência, dificuldade de concentração, alterações no apetite, queda no rendimento escolar, roer unhas, dor de cabeça e estômago.

Muitas crianças têm dificuldade em explicar o que está sentindo. Por isso, é preciso acolher os sentimentos da criança e ajudar ela a dar nome ao que está sentindo. Uma sugestão é usar livros e jogos educativos para auxiliar nesse processo. Se possível, tente identificar junto com a criança o que está gerando ansiedade.

As crianças gostam e precisam saber o que vai acontecer durante o seu dia. Saber que depois da soneca tem um lanche ou antes de dormir tem a história proporciona uma sensação de segurança. A falta de previsibilidade pode aumentar a ansiedade e gerar vários momentos de estresse. Mantenha uma rotina na casa.

Importante mencionar que quando o pai ou a mãe é ansioso, as chances de a criança desenvolver ansiedade também são maiores. Isso acontece tanto pelo ambiente ser mais ansioso, como pela própria herança genética.

Cobre menos e viva mais o presente. Ter uma criança ansiosa em casa exige paciência, afeto e muito acolhimento. Caso necessário não hesite em procurar um psicólogo, ele pode tanto auxiliar a criança, como orientar os responsáveis.

*Maristela Cristina Bedinotti Guadagnin (CRP. 06/107985) é Psicóloga e Psicopedagoga e escreve no Jornal Cotia Agora. Pós graduada em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica. Atua na área clínica desde 2012, realiza atendimentos presenciais e online, oficinas das emoções, orientação parental, palestras e workshops. É coautora dos livros “Relações: Conversando sobre a arte de relacionar-se” pela editora APMC e do livro: “Falando abertamente sobre a adolescência” pela DaPauta Editora.
Telefone: (11) 9-7082-1559 – Instagram: @psicomaristelaguadagnin