Psicóloga Gabriela Uchôa: Será que faz mal alimentar nas crianças a crença no Papai Noel?

O “Bom Velhinho” já está há algumas semanas em atividade pelos shoppings afora e alimentando a imaginação de milhares de crianças por todo o mundo. Mas nem todas continuam a cair no lindo conto de Natal.

É aí que os pais, preocupados com um possível abalo na relação de confiança com os pequenos, questionam-se: Será mesmo que a criança deve acreditar no Papai Noel? Até quando? Se descobrir a verdade, a criança pode se sentir enganada ou magoada, afetando a confiança nos pais?

papai-noelA história do Papai Noel estimula a fantasia e o mundo imaginário da criança. Não há problema nenhum em alimentar a fantasia. A fantasia faz parte da realidade infantil e do mundo das crianças.

Segundo a psiquiatra finlandesa Tuula Tamminen, presidente de honra da Associação Mundial de Saúde Mental Infantil; acreditar no personagem do “Bom Velhinho” apoia o desenvolvimento mental durante a infância inclusive contribuindo para o “processo de amadurecimento” quando os pequenos descobrem a verdade.

É natural que aconteça uma desilusão, talvez certo luto, mas logo passa e a criança percebe que faz parte de um contexto cultural e que não é só ela que acredita. Normalmente, descobre que todos passam por esta fase. Isso costuma acontecer entre os 5 e 6 anos de idade, que é quando a criança começa a desenvolver maior racionalidade e distinção entre realidade e fantasia. A forma como os pequenos vão entender o assunto, depende de como a mensagem é transmitida pelos pais. Se a criança desconfia, esta é a hora de contar a verdade sobre a história do Natal e sobre a figura mítica do Papai Noel.

A figura do Papai Noel está associada a valores muito positivos como a sabedoria, o altruísmo, a amizade, a idade, a família, os afetos. E mesmo após a descoberta sobre a lenda, estes valores permanecem alimentando o coração das crianças e mantendo viva a Magia do Natal.

*Gabriela UchôaPsicóloga – Escreve  quinzenalmente  no Jornal Cotia Agora. Contato: [email protected]