Psicóloga Fernanda Piva: Relacionamento com um narcisista

Será que você está envolvida com um predador narcisista? Infelizmente está cheio deles por aí.

Narcisistas são atraentes, charmosos e não poupam elogios. Quando você percebe quão tóxicos eles podem ser, tarde demais – você já foi seduzida.

Mestres absolutos do charme e da manipulação se parecem no início como um príncipe encantado são um reflexo de tudo que você deseja, perfeitos e especiais. Não se engane, um narcisista não se importa com você.

Quando você já está envolvida na dele começa a fase da desvalorização, ele começa a criticar tudo em você até destruir sua autoestima. A vítima sem entender começa a fazer de tudo para resgatar a primeira fase perfeita, e então começa todo o desgaste.

Depois dessa fase da desvalorização ele irá te descartar, sem dó nem piedade, no seu momento mais frágil, eles não estabelecem um vínculo real com ninguém, então descarta com facilidade, principalmente se houver uma melhor opção de suprimento.

Só um detalhe: o narcisista nunca vai te descartar definitivamente. Você estará na lista de backups, e não se assuste se, exatamente quando você estiver melhorando, a pessoa abusiva aparecer do nada, e te levando novamente ao sofrimento.

Para as pessoas abusivas não existe amor, empatia, romantismo. Você é um objeto que fornece o que eles querem. Se você deixa de fornecer ou aparecer alguém que faça isso melhor, você sofrerá o descarte.

Se você está na posição de quem aceita bem o abuso isso é um sinal de que você está dando total permissão à sua desconstrução psicológica e adoecimento emocional e físico. E isso afetará negativamente a sua saúde emocional e física. Quanto mais tempo você permanecer nesse relacionamento, pior você ficará.

Cuide de você e de sua saúde emocional.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] – https://www.instagram.com/p/B9AGjXIhjQr/?igshid=1lfftsdjpvs49 Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.