Psicóloga Fernanda Piva: Internet e redes sociais, a droga da nova geração

Essa pandemia nos virtualizou, até quem não era adepto da tecnologia, teve que aprender a se relacionar a distância.

Hoje em dia o maior perigo para nossos filhos, está dentro de casa, na internet e nas redes sociais, e isso é assustador. Essa é nossa nova realidade , o acesso é muito fácil, ainda mais em um momento como esse, onde nossas crianças e adolescentes estão o tempo todo em casa e já não tem mais ideias do que fazer para se distrair.

Muitas crianças e adolescentes passam o dia inteiro presos as redes sociais , e quando tem oportunidade, se sentem sem vontade de interagir com colegas da idade de forma presencial. É impressionante. Fora os conteúdos que fogem da idade, é tanta informação , que esses jovens , não estão sabendo lidar com tudo que estão tendo acesso, e muitas vezes começam a questionar até quem são na verdade.

É possível perceber o uso excessivo da internet até mesmo nas atitudes deles, observamos as crianças e adolescentes mais solitários, irritados, tristes , ansiosos, com estima baixa e por aí vai, afinal o tempo todo estão sendo influenciados e manipulados por tudo de pior que existe no mundo virtual.

E muitas vezes, eles nem tem discernimento ainda, para saber diferenciar o certo e o errado. A internet realmente tem muita coisa legal, mais também muitas armadilhas para jovens em formação.

Os algoritmos entregam justamente o que as pessoas querem ver e logo o que não deve ser visto pelos jovens passa a ser recomendado cada vez mais e mais, até virar um vício. Cada vez mais encontramos os jovens depressivos, antissociais, com ansiedade, depressão, pensamentos suicidas e tantas outras patologias.

Você por exemplo: já passou um bom tempo preso nas redes sociais e quando se deu conta se sentiu mal e ansioso por ter perdido tanto tempo e não ter feito nada útil?

Que tal tentar contemplar o agora, sem o celular?

Realmente ouvir uma música, ver um filme, tomar um café, comer um bolo , vivenciando o momento presente?

Fica a dica!

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ https://www.instagram.com/fernandapivapsicologa/
Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.