Psicóloga Fernanda Piva aborda os perigos do Toc (Transtorno Obsessivo Compulsivo)

É uma doença mental grave, caracterizada por pensamentos e medos irracionais (obsessões), que levam a comportamentos compulsivos.
Estima-se que 4 milhões de brasileiros sofreram com a doença de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). Os sintomas do toc envolvem alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (preocupações excessivas, dúvidas, pensamentos de conteúdo impróprio ou “ruim”, obsessões) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão).

Portadores da doença sofrem de muitos medos, como por exemplo o  de contrair doenças ou cometer alguma falha. Em virtude desses medos, evitam as situações que possam provocá-los – comportamento chamado de evitação. As evitações, embora não específicas do TOC, são, em grande parte, as responsáveis pelas limitações que o transtorno acarreta.

O tratamento inclui psicoterapia, medicamentos ou ambos. A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem não medicamentosa comprovada eficácia sobre a doença. É muito importante que os pacientes e a família também conhece são as características da doença.

Se você ou um ente querido apresentam sinais do Transtorno Obsessivo Compulsivo, procure um psicólogo. Um profissional experiente poderá ajudá-lo a controlar as obsessões e compulsões.

Agende já sua sessão online ou presencial.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] – https://www.instagram.com/p/B9AGjXIhjQr/?igshid=1lfftsdjpvs49 Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.