Psicóloga Adriana Biem: ‘Racionalizações’

Muitas vezes sinto o quanto as pessoas estão com dificuldade de deixar alguns fatos simplesmente tocarem o seu coração e acabam sempre racionalizando tudo o que acontece ao seu redor e ainda mais em seu interior.

Na Psicologia, a racionalização é um mecanismo de defesa e é muitas vezes muito útil e necessário para enfrentar algum obstáculo e dificuldade que a pessoa está passando no momento. Precisamos aprender a trabalhar com ela da melhor forma possível para orientar e apoiar os nossos pacientes e não simplesmente “arrancar” isso da pessoa sem colocar nada no lugar, pois na maioria das vezes os mecanismos de defesa são o que mantêm a pessoa caminhando.

Mas em termos de crescimento pessoal é algo que atrapalha demasiadamente o caminhar na psicoterapia. Na prática clínica por muitas vezes percebo a descrença da pessoa para alguns insights que temos no consultório. Na verdade não sei muito bem se descrença é o nome, pois percebo que o que é falado lhes toca, mas logo em seguida já vem uma justificativa, uma racionalização e assim todo o “encanto” vai embora.

Não quero dizer aqui para abandonarmos a razão, pois precisamos dela sim, e muito! Mas as vezes sinto que está faltando um pouco mais de sentimento no mundo, as pessoas precisam se deixar tocar mais vezes, mesmo que aquilo a princípio não vá trazer soluções práticas, com certeza trará uma expansão de consciência significativa.

E por falar em soluções prática, acredito que seja por elas que estamos como estamos. Procuramos sempre a solução mais prática, mais fácil e isso podemos ver o tempo todo quando se trata de dores por exemplo. Estou com dor de cabeça, tomo remédio; estou com dor de estômago, tomo remédio; estou com dor nas costas, tomo remédio, e por aí vai… Acabamos achando que é normal uma dor de cabeça diária, uma dor de estômago persistente…

Mas não é!!! Quando as dores acabam se tornando rotina em nossas vidas, o certo é parar para analisar o porquê de estarmos sentindo aquilo, qual é o real significado daquele sintoma e não apenas “camuflar” se entupindo de medicamentos ou mesmo simplesmente justificar dizendo que é stress, cansaço… Precisamos lembrar que o nosso corpo não é máquina e precisa parar de vez em quando, precisa ser respeitado, pois muitas vezes as dores são pedidos agonizantes da alma nos avisando que está tudo errado e que estamos conduzindo as nossas vidas sem rumos, objetivos e alegria.

O “peso” de sermos racionais é muito grande e reflete as nossas atitudes o tempo todo. Será que também não podemos agir como seres emocionais? Sem classificar emoção ou sentimento como algo imaturo, inocente, fraco e bobo? Sentir não é coisa de gente grande!! É o que ouço… A vida é difícil e não podemos ficar dando atenção a coisas bobas como sentimento!! É o que muitos falam por aí.

Proponho então que durante algumas vezes na nossa semana nos espelhemos nas crianças e sigamos nos encantando, nos surpreendendo, tendo a curiosidade de fazer diferente e acima de tudo vivendo alguns momentos com sentimento e emoção. Uma dose de inocência não faz mal a ninguém.

Racionaliza os sentimentos é deixar de sentir.

*Adriana Biem é psicóloga – Atende em dois locais: Granja Viana (Rua Frei Caneca, 30 – sala 03 e Alphaville – Calçada das Hortênsias, 138 – Telefone: 9-9495-2141 – adrianabiempsicologa.com.br – Email: [email protected]