Próximo domingo Cotia recebe o evento Força Bruta pela 3ª vez, com transmissão da TV Globo

Os homens mais fortes do mundo estarão em Cotia pela terceira vez. A edição de 2020 do Força Bruta acontecerá na Praça da Matriz no domingo, 16 de fevereiro, conforme informações da TV Globo ao Jornal Cotia Agora com exclusividade em dezembro.

Cotia receberá competições de strongman, também conhecido como atletismo de força. A disputa, reunindo alguns dos homens mais fortes do mundo, colocará frente a frente os melhores atletas da modalidade, o inglês Terry Hollands, campeão de 2019, tem pela frente o polonês Mateusz Kieliszkowski, o russo Mikhail Shivlyakov e o norte-americano Jerry Pritchett na disputa pelo título de 2020.

A edição de 2019, ocorrida em janeiro, atraiu grande público ao Centro de Cotia e muitos preferiram assistir pela TV, no Esporte Espetacular.

A competição conta com três provas, a do Medley, um circuito de quatro fases: inicia-se com o Martelo de Thor, com pesos de 15 kg em cada mão, na isometria de braços abertos e vence quem ficar mais tempo na posição. O atleta que parar primeiro terá três segundos de punição na próxima etapa. Em seguida, eles terão que elevar uma pedra de 100 kg acima da cabeça (uma única repetição), depois farão quatro repetições do Dumbbell (haltere fechado) de 100 kg, e as batalhas da primeira prova terminam com dois tombos de um pneu gigante de trator.

A segunda prova é Deadlift, em duplas, com o levantamento de uma caçamba de lixo, em que o peso nas mãos deverá ser de 600 kg no total. A altura da barra será definida pelo atleta de menor estatura da dupla, com tempo máximo de duração de dois minutos. Por fim, a decisão ficará para o tradicional Atlas Stones (por cima da barra), com uma pedra de 140 kg. O atleta tem que jogar a bola por cima da trave para o oponente. Quando cansar e/ou se machucar, o parceiro pode dar continuidade, mas o primeiro não poderá mais retornar para a competição. Vence a dupla que ficar mais tempo e não desistir.

O evento faz parte do Verão Espetacular, da TV Globo e ainda terá duas atrações na região, a Copa América de Downhill, no dia 19 de janeiro em São Roque e a BMX Estilo Livres, em 23 de fevereiro em Carapicuíba.