Prometido para 2020, Programa Cata Treco não foi implantado em Cotia e população joga material em tudo que é lugar

O tão sonhado e prometido Programa Cata Treco, que consiste em recolher dos bairros materiais jogados por munícipes, como sofás, entulhos, materiais diversos, virou lei em 2020 e houve a promessa da Prefeitura de Cotia de que caminhões estariam realizando o serviço a partir do segundo semestre daquele ano.

O programa consistia em implantar em Cotia algo que já acontece em várias cidades do interior de São Paulo. A coleta seria feita por caminhões de uma empresa terceirizada, em dias e horários programados nos bairros e a população, já ciente do agendamento, poderia colocar seus materiais, sem prejuízo para o meio ambiente.

Passados mais de dois anos da aprovação da Lei 2.125, a população segue jogando no mato, rios e córregos ou deixam em cima das calçadas, materiais como fogões, sofás, geladeiras, pias e vasos sanitários, colchões, pneus, entulhos, dentre outros.

Nossa redação recebe constantemente reclamações e fotos do descarte irregular desses materiais, que acabam ficando nos locais, muitos de área preservada.

O Programa Cata Treco estava no plano de governo do atual prefeito, apresentado na época das eleições de 2016.

Entramos em contato com a Prefeitura de Cotia para saber como anda o processo de implantação, mas não recebemos nenhuma resposta.